O Grêmio já definiu o planejamento para o início do Gauchão. Nas rodadas iniciais, o time de transição será responsável por buscar os primeiros pontos na fase de classificação, enquanto a equipe principal realizará sua pré-temporada.
Embalados pelo título do Brasileirão de Aspirantes, os comandados de César Lopes irão se reapresentar na próxima segunda-feira (3) no CT Luiz Carvalho, onde realizarão exames clínicos e testes físicos. Após esse período, o grupo começará atividades de pré-temporada no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
A ideia é que esse grupo seja reforçado por alguns jogadores que já fazem parte do elenco de Vagner Mancini. Por isso, os goleiros Adriel e Hugo, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes, o meia Pedro Lucas e os atacantes Elias e Rildo já foram comunicados de que começarão a trabalhar na próxima semana.
Os goleiros ganharão ritmo de jogo e seguirão na briga pela hierarquia, que tem hoje Gabriel Grando, Breno e Felipe Scheibig confirmados no time principal. Para os demais jogadores, as rodadas iniciais do Gauchão servirão como fator decisivo no aproveitamento ao longo do ano.
Apontado como promessa para a lateral-esquerda, Guilherme Guedes ganhará uma espécie de "última chance". Após não conseguir se firmar no grupo principal, mesmo demonstrando potencial, o jogador de 22 anos sofreu com problemas musculares e acabou perdendo espaço e um empréstimo chegou a ser cogitado. Com contrato até dezembro de 2024, ele precisará recuperar caminho para voltar a ser alternativa para Mancini.
Elias e Pedro Lucas foram os grandes destaques na conquista do titulo de Aspirantes e foram levados ao grupo principal na reta final do Brasileirão. A dupla também tem vínculo até o final de 2024 e apenas Elias recebeu oportunidades com Mancini. O objetivo no Gauchão será trabalhá-los para que sejam mais utilizados ao longo da próxima temporada.
Rildo, que está retornando de empréstimo do Brasil-Pel, também terá a chance de mostrar trabalho para a comissão a fim de buscar lugar no grupo que disputará a Série B. O atacante completará 22 anos no dia 21 de janeiro, véspera da estreia no campeonato estadual, e tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2023.
De acordo com o planejamento gremista, é certo que o time de transição atuará nas três primeiras rodadas do Gauchão, contra Caxias, Brasil-Pel e São José. A entrada do time principal poderá acontecer na quarta rodada, na Arena, contra o Guarany-Ba, quando três semanas de pré-temporada já terão sido realizadas.
Após, é possível que o grupo de César Lopes ainda volte a jogar uma ou duas partidas, de acordo com o calendário, até que a equipe de Vagner Mancini assuma definitivamente a disputa do Gauchão, Copa do Brasil e Série B, o principal objetivo da temporada.
Confira a tabela do Grêmio no Gauchão
- 22/01 - Grêmio x Caxias
- 26/01 - Brasil-Pel x Grêmio
- 29/01 - Grêmio x São José
- 02/02 - Grêmio x Guarany-Ba
- 05/02 - Aimoré x Grêmio
- 09/02 - Grêmio x Juventude
- 12/02 - União-FW x Grêmio
- 16/02 - Grêmio x São Luiz
- 19/02 - Inter x Grêmio
- 26/02 - Novo Hamburgo x Grêmio
- 05/03 - Grêmio x Ypiranga