Aposta da direção gremista para a próxima temporada, Martín Benítez pode ser anunciado oficialmente ainda antes da virada do ano. Após algumas rodadas de negociação entre o Grêmio, os representantes do jogador e o Independiente-ARG — que é detentor de seus direitos econômicos —, as partes já chegaram a um denominador comum.
No momento, o que separa o anúncio do argentino pelo Tricolor é a finalização dos prazos de pagamento do valor estipulado pelo empréstimo do atleta. Benítez tem 27 anos e ficará na Arena até dezembro de 2022, com possibilidade de compra ao término deste contrato.
De acordo com as informações vindas da Argentina, a pedida do Independiente pelo empréstimo gira na casa dos US$ 300 mil (R$ 1,67 milhão na cotação atual). Mesmo sem falar publicamente sobre números, nos bastidores, o Grêmio garante que o valor é abaixo do cogitado no país vizinho.
Benítez atuou nas duas últimas temporadas no futebol brasileiro. Em 2020, pelo Vasco, fez 33 jogos e marcou três gols, além de dar três assistências. Foi titular em 28 oportunidades, mas só completou os 90 minutos em 10 dessas partidas. Já em 2021 vestiu a camisa do São Paulo em 42 confrontos, com quatro gols e seis assistências. Foi titular 20 vezes e completou apenas três jogos.
A inconstância do argentino é apontada como decorrência de problemas físicos, algo que o Grêmio é sabedor. Porém, o clube acredita que um trabalho de pré-temporada poderá ser decisivo para que ele possa atuar mais em 2022, tanto que o preparador físico Reverson Pimentel já elabora um cronograma de atividades específicas para Benítez.