O Grêmio já anunciou que terá de reformular o elenco. Ainda assim, o departamento de futebol entende que jogadores experientes serão necessários para a encarar a disputa da Série B. Neste cenário, o lateral Bruno Cortez pode ter seu contrato renovado com o Tricolor. O vínculo do jogador com o clube se encerra ao fim de dezembro.
Segundo apurou GZH, os dirigentes gremistas agendaram reunião com o empresário do lateral, Flávio Trivella, para esta semana. A conversa foi marcada, inicialmente, para a última segunda-feira (13), mas foi adiada e deve ocorrer nos próximos dias. Como o agente está fora do Brasil, ainda não há definição se o encontro será presencial ou virtual.
Em entrevista na segunda-feira (13), o vice de futebol do Grêmio, Dênis Abrahão, não deu mais detalhes sobre a situação do lateral.
— A renovação do Cortez é vocês (imprensa) que estão dizendo. Não está nada definido. Nós estamos analisando o mercado. Hoje é o primeiro dia que estamos trabalhando no CT do clube, viabilizando alguns negócios de curto, médio e longo prazo. Não tem nada definitivo em relação ao Cortez, nem da sua saída e nem da sua permanência — afirmou o dirigente.
Internamente, alguns dirigentes entendem que o perfil de Bruno Cortez será necessário para a disputa da Segunda Divisão, tanto em termos de liderança como no quesito de condicionamento físico. O desgaste das viagens e a disputa física dos jogos da Série B são pontos levados em consideração para a montagem do plantel de 2022.
A reestruturação do elenco será inevitável na próxima temporada. Com folha atualmente custando cerca de R$ 15 milhões, a intenção da direção é reduzir os custos com o pagamento dos jogadores para algo em torno de R$ 6 milhões. Segundo Denis Abrahão, o vestiário está "dividido". Isto também fará com que alguns atletas sejam liberados devido ao ambiente.
Cortez chegou ao Grêmio em 2017 e foi campeão da Libertadores, além da Recopa Sul-Americana e títulos estaduais. Em 2021, oscilou entre períodos curtos de titularidade e reserva ao longo dos 43 jogos que disputou.