Apesar de todo esforço dentro e fora de campo, o Grêmio está rebaixado à Série B. Mesmo com o 4x3 contra o Atlético-MG, nesta quinta-feira (9), na Arena, foi confirmado o terceiro descenso na história do clube. Em fotos, veja os momentos mais marcantes da campanha que culminou com a terceira queda gremista para a Segunda Divisão.
Depois de conquistar o Gauchão, o Grêmio começou o Brasileiro cheio de expectativas e como candidato ao título. Porém, logo na estreia, o time ainda comandado por Tiago Nunes perdeu por 3 a 2 para o Ceará, em Fortaleza. Após sofrer dois gols, o Tricolor buscou o empate, mas levou o terceiro no final da partida.
Após a estreia, a situação não melhorou. O time engatou uma sequência de maus resultados. O 2 a 0 sofrido para o Juventude, no Alfredo Jaconi, foi o começo do fim da Era Tiago Nunes. Após a partida, o então vice de futebol Marcos Herrmann disse que se a vitória não viesse na rodada seguinte, a direção buscaria um fato novo para mudar os rumos do time no campeonato.
E ela não veio. Na Arena, o Grêmio foi derrotado pelo Atlético-GO por 1 a 0, e Tiago Nunes foi demitido sem vencer no Brasileirão.
Depois de um jogo com Thiago Gomes como interino (derrota por 2 a 0 para o Palmeiras), a direção acertou a contratação de Luiz Felipe Scolari. O histórico treinador iniciou o seu trabalho em um Gre-Nal. O 0 a 0 na Arena teve como nome do jogo o goleiro Gabriel Chapecó, agora chamado de Gabriel Grando.
Enfim apareceu a primeira vitória. E foi sofrida. Com um gol no fim, em pênalti cobrado por Piñares, que não está mais no clube, o Grêmio bateu o Fluminense por 1 a 0. Finalmente deixava a última colocação no Brasileirão.
Depois de ter sido eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo, perdendo os dois jogos, o Grêmio conseguiu uma vitória improvável sobre os cariocas. Com gol de Borja, a vitória por 1 a 0 dava ânimo ao time e a esperança de embalar na competição.
Porém, o Grêmio não embalou. Na sequência, foi a Curitiba enfrentar o Athletico-PR. Em uma atuações repleta de erros, o Tricolor levou 4 a 2. O desgosto dos torcedores só não foi maior porque o jogo não foi televisionado. Diferentemente do ditado que diz o que os olhos não veem, o coração não sente, os tricolores não viram o jogo, mas sentiram a derrota.
Não teve jeito de o Grêmio conseguir sair da zona de rebaixamento. Ao levar 1 a 0 do Santos, o clube voltou à vice-lanterna do Brasileirão. Felipão voltou para Porto Alegre e perdeu o emprego. Wagner Leonardo , nos acréscimos, decidiu a partida.
Thiago Gomes retornou à cena, novamente sem vitória. Dessa vez, o Grêmio levou 1 a 0 do Fortaleza, gol de Yago Pikachu. O time chegava a cinco partidas sem vitória pelo Campeonato Brasileiro.
A responsabilidade de evitar a queda caiu nas mãos de Vagner Mancini. Anunciado em uma sexta-feira, estreou com vitória sobre o Juventude, no domingo. O 3 a 2 na Arena deu esperanças de que a reação era possível
Mas a alegria de gremista durou pouco nesse Brasileirão. Contra o Palmeiras, o Tricolor perdeu por 3 a 1, se afundando um pouco mais na zona de rebaixamento. Ao final da partida, torcedores gremistas invadiram o gramado e quebraram o monitor do VAR. Após o jogo, o vice de futebol Dênis Abrahão fez duras criticas à arbitragem.
Mesmo em uma campanha desastrosa, o Grêmio conseguiu vencer duas vezes o Fluminense. Com um gol de Diego Souza, o time de Vagner Mancini fez 1 a 0. Mais uma vez, a equipe brincava com as esperanças do torcedor.
O ânimo da vitória sobre o Fluminense durou pouco. Na sequência, o time perdeu por 3 a 1 para o América-MG. As esperanças se reavivaram com as vitórias sobre os reservas do Bragantino e a rebaixada Chapecoense. Depois, veio um 2 a 2 com o desinteressado Flamengo, na Arena.
O pouco de animação foi perdido na derrota para o Bahia por 3 a 1, na Fonte de Nova. Restava ao Grêmio vencer os seus últimos três jogos. Um milagre inalcançável para um time que em nenhum momento emplacou três vitórias no Brasileirão.
Mesmo após o baque em Salvador, o Grêmio mostrou poder de reação ao vencer o São Paulo por 3 a 0 na Arena. A esperança seguiu viva até os 40 minutos do segundo tempo da partida seguinte. O time de Vagner Mancini vencia o Corinthians por 1 a 0 e aumentava suas chances de não cair. Mas um chute de fora da área de Renato Augusto igualou o placar e fez a nação gremista murchar.
No último jogo do Brasileirão, despedida com vitória. Em noite inspirada de Diego Souza, o Tricolor fez 4 a 3 no Atlético-MG. Apesar dos três pontos, o Grêmio torcia por derrotas de Juventude e Bahia. O clube nordestino perdeu o jogo contra o Fortaleza por 2 a 1, mas o time gaúcho venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0, decretando sua permanência.