O empate em 1 a 1 contra o Corinthians neste domingo (5) deixou o Grêmio mais perto de jogar a Série B do Brasileirão pela terceira vez em seus 118 anos de história. O resultado em São Paulo faz com que o Tricolor precise vencer seu jogo contra o Atlético-MG e necessite torcer para que Bahia, Cuiabá e Juventude não pontuem mais na competição de pontos corridos. Os baianos ainda têm um jogo, já mato-grossenses e gaúchos mais dois.
Após a partida, abatido, o presidente Romildo Bolzan foi questionado sobre o planejamento para a temporada de 2022 e descartou já ter dado a equipe gremista como rebaixada, indo na mesma linha do vice-presidente de futebol Dênis Abrahão.
— O campeonato não terminou. Os temas não são pautados agora. Pergunta não tem absolutamente uma resposta. Depois da temporada terminar, a gente trata desses temas — disse o mandatário tricolor, que completou:
— Vamos tratar isso a partir da semana que vem. Diagnóstico do que aconteceu e principalmente fazer a busca das soluções e das decisões que vamos tomar. Não tem o que fazer agora. Precisamos ver o que vai acontecer na segunda e verificar o que podemos fazer na quinta. Ainda tem um resto de esperança. Que vão ter mudanças, vão. Independentemente da situação, vamos mudar o perfil do Grêmio.
Romildo, no entanto, deixou claro que, se o rebaixamento do Tricolor ocorrer, será um fim merecido pela campanha que o clube fez durante as 38 rodadas do Brasileirão. Nesta segunda, o clube completará seis meses entre os quatro últimos da competição
— O Grêmio sempre quis sair da zona do Z-4, tivemos várias chances e não conseguimos. Estamos apertados, deixamos para a última hora, se não fizermos os pontos, não merecemos (permanecer na Série A). Nos últimos jogos nós somamos, mas não adianta chorar o leite derramado, vamos fazer o que tem de ser feito.
O Grêmio fará sua despedida do Brasileirão de 2021 contra o Atlético-MG, na Arena, na próxima quinta, e pode chegar já rebaixado, dependendo dos resultados dos jogos entre Juventude e São Paulo e Cuiabá e Fortaleza. O time tem 40 pontos e está na 18ª colocação.