A tão necessária segunda vitória seguida no Brasileirão veio para o Grêmio, neste sábado (20) de 3 a 1 sobre a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, pela 34ª rodada. O triunfo acontece justamente quando o técnico Vagner Mancini repetiu quase toda a escalação, agregando apenas o goleiro Gabriel Grando, que voltou da Seleção.
— A manutenção dá possibilidade de ter sequência. Não se trata de ter achado o time ideal, é o time do momento. Vejo no elenco todos muito focados nisso: que a gente possa fazer um final de campeonato diferente, buscando nossa meta de vencer todas as partidas — comentou o treinador.
Borja, Villasanti e Gabriel foram desfalques em três rodadas por estarem com as respectivas seleções nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. No entanto, Thiago Santos e Diego Souza permaneceram na equipe titular — o volante foi autor do segundo gol da noite. Os estrangeiros entraram na partida ao longo do segundo tempo.
— Fizemos um ótimo jogo na terça. Não havia razão para mexer na equipe. A continuidade agora é muito importante. Tínhamos três atletas que estavam defendendo as seleções. Quando retorna, está com o pensamento diferente. Chegar dois dias antes da partida e tem de entrar no jogo entendendo o coletivo e a parte tática que foram trabalhados. Por isso que o Diego Souza e Thiago seguiram. Todo grupo entendeu, o Villasanti e o Borja também. Quando se tem tudo falado olho no olho, às claras, fazendo os atletas entenderem, fica tudo mais fácil — argumentou Mancini.
Para o próximo duelo, diante do Flamengo, o treinador pretende repetir a estratégia e o time titular. A combinação entre desempenho e resultado agradaram Mancini, que só fará trocas na equipe em caso de necessidade médica. Os três jogos da sequência apontada como essencial para o Tricolor são separados entre si por 72 horas, intervalo que não possibilita o pleno descanso de todos, segundo o comandante:
— As modificações podem acontecer por outros fatores, não pela parte tática ou técnica. Jogamos bem e vencemos os últimos dois jogos, não há razão para mexer. Se houver alguém desgastado ou lesionado, óbvio, sabemos do poderio do Flamengo. Temos de ter todo elenco na mão. Nosso discurso diário é um e não podemos mexer nisso.
O Grêmio volta a campo na terça-feira (23), contra o Flamengo de Renato Portaluppi na Arena. O rubro-negro carioca deve escalar um time alternativo, pois está se preparando para a final da Libertadores, marcada para o dia 30, em Montevidéu, contra o Palmeiras.