O Grêmio voltará ao banco dos réus. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou o julgamento do lateral-direito Rafinha, por conta da expulsão ocorrida na derrota para o Santos, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão, ainda em outubro. A sessão está programada para iniciar às 10h de quarta-feira (10), e o processo envolvendo o Tricolor é o terceiro da pauta.
Na ocasião, o atleta gremista se envolveu em uma briga com o gandula, após o encerramento da partida, e levou cartão vermelho direto. Por isso, o jogador foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva", que prevê suspensão de uma a seis partidas. O lateral cumpriu um jogo diante do Fortaleza e, portanto, corre o risco de desfalcar a equipe em, no máximo, cinco rodadas.
Como o julgamento só ocorrerá na próxima semana, Rafinha está liberado para o clássico Gre-Nal deste sábado, no Beira-Rio, sendo cotado, inclusive, para iniciar como titular. Ele ainda voltará a ser julgado pelo STJD nesta temporada por conta de outro incidente.
Após a derrota para o Palmeiras, no último domingo, mesmo estando suspenso, o jogador foi citado na súmula por ofender a equipe de arbitragem na passagem para o vestiário, na Arena, e também foi denunciado. Este caso, porém, ainda não tem data prevista para ser avaliada pelos auditores.