Depois de tantas alegrias vividas juntos, Grêmio e Renato Portaluppi voltam a se encontrar em lados opostos. A sensação estranha de ter o maior ídolo do clube como técnico adversário tem 18 anos e vantagem para o eterno camisa 7 tricolor. A partida contra o Flamengo, nesta terça-feira (23), pelo Brasileirão, será o 10° confronto entre os dois.
Embora haja equilíbrio, a vantagem é de Renato. O treinador levou vantagem em quatro partidas, o Grêmio venceu três vezes, e ainda ocorreram dois empates. Em Porto Alegre, nunca houve igualdade no placar — foram três vitórias do técnico e duas do Grêmio.
Abaixo, relembre como foram as partidas entre o técnico Renato Portaluppi e o Grêmio.
1) Grêmio 0x1 Fluminense (Brasileirão 2003, 6ª rodada)
Assim como em 2021, a temporada 2003 também foi de dificuldades para o Grêmio, escapando do rebaixamento nas últimas rodadas do Brasileirão. Antes de a situação ficar difícil, o Tricolor encontrou o Fluminense, então comandado por Renato Portaluppi. Fábio Bala, em contra-ataque, fez o gol da vitória carioca no Estádio Olímpico.
2) Grêmio 1x2 Vasco (Brasileirão 2006, 4ª rodada)
No ano em que o Grêmio retornou à elite do futebol brasileiro, os caminhos do clube e de Renato voltaram a se cruzar. O ídolo gremista foi homenageado antes de a bola rolar. Em campo, ele também festejou. Patrício fez 1 a 0 para o Grêmio ao converter pênalti. Éder e Everaldo (contra) viraram o placar para o Vasco. Renato abria 2 a 0 no confronto direto contra o Tricolor.
3) Vasco 1x1 Grêmio (Brasileirão 2006, 23ª rodada)
Mais um dia de festa para Renato, mas, desta vez, só fora de campo. No dia em que completou 44 anos (9 de novembro), o treinador viu o Grêmio empatar com o Vasco em São Januário. O volante Lucas Leiva colocou os gaúchos na frente. Antes do intervalo, Andrade igualou o placar.
4) Grêmio 2x0 Fluminense (Brasileirão 2007, 2ª rodada)
Demorou, mas aconteceu. Em 2007, pela segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio superou Renato, agora no Fluminense. Em mais um encontro no Olímpico, o Tricolor foi superior do começo ao fim, com Carlos Eduardo e Tuta indo às redes.
5) Fluminense 1x1 Grêmio (Brasileirão 2007, 21ª primeira rodada)
No segundo turno do Brasileirão 2007, o duelo foi mais parelho. Com um gol de falta de Thiago Silva, o Fluminense abriu vantagem, em lance defensável para o goleiro Saja. Perto do fim do jogo, Patrício igualou o placar, com a colaboração do goleiro Fernando Henrique.
6) Grêmio 2x1 Fluminense (Brasileirão 2008, 5ª rodada)
Apesar do bom momento do Flu em 2008, o Grêmio venceu no Olímpico. O colombiano Perea marcou duas vezes e deixou o time gaúcho em situação confortável na partida. Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, descontou de pênalti.
7) Grêmio 0x4 Flamengo (Copa do Brasil 2021)
Depois de 13 longos anos e uma era vitoriosa com Renato à frente do Grêmio, os dois voltaram a se ver nas quartas de final da Copa do Brasil deste ano. O reencontro não poderia ter sido mais amargo para os gremistas. Mesmo com um jogador a menos — Isla foi expulso no fim do primeiro tempo —, o Grêmio levou 4 a 0 na Arena. Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho construíram a goleada carioca.
8) Flamengo 2x0 Grêmio (Copa do Brasil 2021)
A partida de volta foi em 15 de setembro, dia do aniversário gremista. Com o confronto decidido, o Flamengo fez 2 a 0, com dois gols de Pedro.
9) Flamengo 0x1 Grêmio (Brasileirão 2021, 21ª rodada)
Quatro dias depois, o Grêmio finalmente venceu o Flamengo. Na melhor atuação sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Tricolor fez 1 a 0, com gol de Borja.