Pela segunda partida consecutiva, três jogadores formados nas categorias de base do Grêmio ficaram fora da lista de relacionados. No jogo diante do Flamengo, Vagner Mancini não convocou o volante Darlan, o meia Jean Pyerre e o atacante Elias.
Foi a segunda partida consecutiva em que os atletas não ficaram à disposição da comissão técnica gremista. Eles já não estavam entre os jogadores que enfrentaram a Chapecoense, no último sábado (20), na Arena Condá.
De acordo com a apuração da reportagem, a principal justificativa pela não utilização dos jogadores é por opção do técnica de Vagner Mancini. Além disso, tendo admitido que o time está disputando as últimas rodadas do Brasileirão como se fossem finais, o pensamento do departamento de futebol é colocar em campo os jogadores mais experientes e que estão acostumados à situações de pressão.
A partir disso, Mancini tem optado cada vez mais pelos cascudos ao invés dos atletas mais jovens. Mesmo assim, um dos destaques nas duas vitórias seguidas do tricolor foi Jhonata Robert, atacante da base de 22 anos.
Outro fator que faz com que Elias e Darlan não sejam utilizados é a concorrência. O atacante disputa posição com Diego Souza, Miguel Borja e Diego Churín, já o volante briga por vaga com Thiago Santos, Lucas Silva e Mathias Villasanti. Além de Victor Bobsin e Matheus Sarará.
Já no caso de Jean Pyerre, o departamento de futebol e a comissão técnica trabalham na melhora do rendimento do jogador dentro das quatro linhas antes de voltar a utilizá-lo.
Elias Manoel
O atacante foi titular na vitória diante do Fluminense, na Arena, e na derrota para o América-MG, em Belo Horizonte. Destaque na conquista do Brasileirão de Aspirantes, Elias foi promovido ao profissional para aumentar as opções de Vagner Mancini. Porém, desde a derrota na Arena Independência, o atleta não foi mais utilizado pelo treinador.
Na visão de Mancini, Elias está atrás de Diego Souza, Miguel Borja e Diego Churín. Aliás, o argentino goza de muito prestígio internamente. A visão do departamento de futebol e da comissão técnica é de que Churín é uma liderança positiva e um profissional de exceção.
Darlan
Também fora da lista de relacionados por opção técnica, Darlan sofre com o mesmo problema que Elias. O crescimento de Lucas Silva, a confiança em Thiago Santos e a qualidade de Mathias Villasanti diminuem as possibilidade de que o atleta ganhe oportunidades entre os titulares e se torne alternativa durante os 90 minutos.
O volante não é relacionado desde a derrota para o América-MG. Contra os mineiros, Darlan entrou no segundo tempo e deu a assistência para Ferreira, que marcou o único gol tricolor na partida que terminou 3 a 1 para os donos da casa.
Jean Pyerre
Internamente, o jogador tem sido cobrado diariamente para que mude a sua postura dentro das quatro linhas. A qualidade do meia não é sequer discutida pela comissão técnica ou departamento de futebol do Grêmio. Entretanto, apesar de todo seu talento, a falta de movimentação e de empenho durante as partidas é algo que dificulta a sua utilização.
O pensamento do departamento de futebol é de que Jean só volte a ser utilizado quando mudar sua postura dentro de campo. Conforme apurou a reportagem, isso já está sendo trabalhado e há evolução durante os treinamentos na visão dos dirigentes.