O Grêmio voltará a ter um jogo com público na Arena depois de 570 dias. O deste domingo, contra o Sport, às 20h30min, marcará o retorno dos torcedores às partidas da dupla Gre-Nal. Após o Governo do Estado liberar 30% da ocupação do estádio, uma reunião nesta sexta-feira (1) planejará as estratégias de trânsito e segurança para evitar aglomerações de torcedores dentro e fora da casa gremista.
O encontro reunirá a Arena Porto-Alegrense, Brigada Militar, EPTC, Guarda Municipal e outros órgãos envolvidos na operação. A tendência, inclusive, é de que após as definições da reunião seja divulgado o esquema de trânsito para o público que deseja se deslocar até o estádio tricolor.
Com o aumento da presença de público após o novo decreto, a Brigada Militar reforçará seu efetivo para a operação, mas não deve alterar a estratégia já planejada desde o anúncio da volta dos torcedores ao estádio. Uma das preocupações é com a aglomeração ao redor da Arena, já que o comércio próximo também voltará a ter fluxo de clientes.
— A gente considera isso (público nos arredores). Sabemos que é possível que ocorra aglomeração, embora não seja permitido. Temos de agir para evitar que isto aconteça — destaca o tenente-coronel Luís Felipe Neves, comandante do 11º BPM, de Porto Alegre.
Para solucionar as dúvidas sobre o protocolo de retorno dos torcedores, GZH esclarece as principais questões de quem deseja assistir aos jogos nos estádios.