Depois de três temporadas com Mano Menezes no comando, o Grêmio viveu um período de transição entre o ano de 2007 e 2008. O gaúcho deixou o clube após ser bicampeão do Gauchão e vice da Libertadores e assumiu a missão de levar o Corinthians para a Série A do Brasileirão no ano seguinte.
Sem técnico, o Tricolor necessitava de um novo nome para comandar a casamata gremista. Em uma reunião em uma churrascaria de Porto Alegre, Cacalo e Fábio Koff, ex-presidentes do Grêmio, sugeriram ao presidente Paulo Odone a contratação de Vagner Mancini. Ele chegava com boas expectativas para o cargo após o sucesso no Paulista de Jundiaí e uma breve passagem no Oriente Médio.
No entanto, a passagem do atual treinador em 2008 durou menos do que as duas partes esperavam. Em seis jogos, foram quatro vitórias e dois empates, com um aproveitamento de 77,7%. Apesar dos bons resultados em campo, a diretoria resolveu por demitir o técnico após um jogo contra Jaciara, do Mato Grosso, pela Copa do Brasil, que foi vencido por 1 a 0, forçando a partida de volta em Porto Alegre.
O resultado, inclusive, resultou em uma crítica aberta feita por Paulo Pelaipe, à época assessor de futebol, a Mancini. Não demorou para que ele realmente fosse demitido pela diretoria gremista.
— Fomos mal, fiquei insatisfeito. Poderíamos render mais, mas a atuação foi apática. Esse não é o Grêmio que conhecemos e queremos. A vitória foi injusta. O adversário se entregou, teve garra, e nossa equipe achou que poderia ganhar a qualquer momento. Vamos conversar internamente, tínhamos que ter outra dinâmica — disse após o jogo.
O treinador, um dia depois de sair, rebateu as declarações do Grêmio, afirmando que houve "sinais" de interferência de determinados dirigentes no vestiário tricolor.
Os jogos de Mancini em 2008
- Grêmio 3 x 0 15 de Novembro
- Sapucaiense-RS 1 x 1 Grêmio
- Grêmio 1 x 0 Santa Cruz-RS
- Caxias 2 x 2 Grêmio
- Grêmio 2 x 0 Novo Hamburgo
- Jaciara 0 x 1 Grêmio