O Grêmio está pronto para a final. Isso mesmo, se a campanha da equipe profissional do Campeonato Brasileiro é decepcionante, no Brasileirão de Aspirantes o time sub-21 tenta uma conquista inédita para o clube. Depois de perder por 2 a 1 na ida da decisão, em Fortaleza, os guris do Tricolor buscam a virada sobre o Ceará na Arena, às 17h desta quarta-feira (27).
Para ficar com o troféu, o time comandado pelo técnico César Lopes terá de vencer. Se conseguir ganhar por dois ou mais gols de diferença, leva a taça no tempo regulamentar. Caso vença por um gol, a decisão vai para os pênaltis, já que o gol fora não serve como critério de desempate na competição.
Para buscar o título, o Grêmio terá o reforço da torcida. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 5 para os sócios e R$ 10 para o público em geral que quiser acompanhar a partida. Sócios locatários de cadeira precisam apenas fazer o check-in no site da Arena, sem necessidade de pagamento. Estarão liberados ao público apenas 30% dos lugares no nível inferior, com exceção da arquibancada norte.
Além da possibilidade de ver uma conquista da equipe, os torcedores poderão acompanhar de perto alguns jogadores que despertam curiosidade, como o meio-campista Pedro Lucas e o atacante Elias Manoel. Eles são dois dos destaques do time, que deve ir a campo com Felipe Scheibig; Lucas Kawan, Ericson, Emanuel (Heitor) e Thiago Rosa; Jhonata Varela (Gazão) e Bitelo; Wesley, Pedro Lucas e Vini Paulista; Elias Manoel.
— Chegamos à decisão por merecimento, por tudo aquilo que fizemos durante a competição, sendo regular em todas as fases e mostrando bom desempenho. Dentro daquilo que o clube acredita em relação ao aproveitamento dos atletas que têm projeção, conseguimos potencializar suas qualidades. Tivemos a melhor campanha, por isso trouxemos o segundo jogo da final para a Arena e teremos o apoio da nossa torcida, amigos e familiares. Temos tudo para fazer um grande jogo e conquistar esse título tão esperado — disse o comandante gremista.
O Grêmio tem o melhor ataque da competição, com 38 gols em 17 jogos. Elias é o artilheiro do campeonato, com 11 gols. Do outro lado, porém, está o atual campeão brasileirão de Aspirantes. O Ceará tem, inclusive, três remanescentes da conquista na temporada passada: o zagueiro Alan, o meia Pedro Naressi e o centroavante Cristiano. Além disso, o técnico Alison Henry contará com o zagueiro Klaus, ex-Inter, 27 anos, e o meia Oliveira, 28 anos, ambos acima do limite de 23 anos, o que é permitido no torneio com um máximo de quatro atletas por partida.