O Grêmio está em desvantagem na final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Por conta da derrota no primeiro jogo com o Ceará, por 2 a 1, em Fortaleza, o time gaúcho agora é obrigado a vencer a partida de volta para ficar com a taça da competição. O segundo jogo da decisão ocorre no dia 27 de outubro.
O gol marcado por Pedro Lucas, na primeira final, no Estádio Vovozão, deu uma sobrevida ao Grêmio na decisão. Segundo o regulamento do Brasileirão de Aspirantes, não há gol qualificado como critério de desempate. Assim, qualquer empate dá o título ao Ceará.
Para ser campeão, o Tricolor precisa vencer. Se a vitória for por um gol de diferença, a partida vai para os pênaltis. Um trunfo a partir de dois gols mantém a taça em Porto Alegre. O Tricolor será o mandante da segunda partida, já que teve a melhor campanha da competição. O local do jogo ainda não foi definido e há possibilidade de a Arena sedie o confronto.
O principal destaque do Grêmio no Brasileirão de Aspirantes é o atacante Elias, que também tem sido relacionado para os jogos do time principal. Ele é o artilheiro da competição com 11 gols em 12 jogos - e deu a assistência para o gol marcado por Pedro Lucas na primeira final. O autor do gol da decisão é outra cara conhecida, pois também já disputou partidas no profissional.