O Grêmio vive um período de mudança. Com a chegada de Vagner Mancini e seus auxiliares, os jogadores são melhores observados, e hierarquias e preferências podem ser modificadas em relação aos técnicos anteriores. O treinador completa uma semana de trabalhos no CT Luiz Carvalho e está se ambientando ao elenco, mas já dá sinalizações de quem pode ganhar e perder espaço.
GZH lista cinco atletas que podem receber menos chances nas próximas rodadas do Brasileirão. Um dos motivos já apresentados internamente como justificativa é a aposta na experiência para enfrentar o atual momento. Por isso, muitos dos cotados para não serem utilizados com tanta frequência se encaixam neste perfil.
Guilherme Guedes
O lateral-esquerdo já sobrou da primeira lista do treinador diante do Juventude. Rafinha é o titular de forma improvisada, mas o camisa 36 tem o conceito na Arena de ser mais ofensivo. Como o esquema pretendido a ser colocado em campo pelo treinador é o 4-2-3-1, Guedes terá de comprovar nos treinamentos que faz a recomposição para brigar pela posição.
Léo Pereira
O ponta tem a concorrência de Douglas Costa, Alisson, Ferreira, Everton, Luiz Fernando e até mesmo Elias Manoel, que pode atuar pelas extremas. Naturalmente, como está em recuperação de trauma sofrido no começo deste mês, carece de melhor observação da atual comissão técnica.
Gabriel Chapecó
A ideia de Mancini é fixar Brenno na meta do Tricolor. Com isso, o antigo titular na passagem de Felipão, só atuará se acontecer algo com o seu companheiro ou, através dos trabalhos no CT gremista, conseguir comprovar estar em melhores condições técnicas que o outro arqueiro.
Bruno Cortez
O único experiente da lista está prestes a deixar o clube. Entrou contra o Juventude por conta da experiência. É um jogador com carisma e bem aceito internamente, mas já é visto como alternativa e não está nas pretensões de arrancar a titularidade da lateral esquerda. Por isso, deve perder espaço nos próximos duelos.
Jhonata Robert
Outro que sobrou da relação para o confronto que marcou a estreia de Mancini. Foi uma aposta pontual de Felipão e Tiago Nunes durante as suas passagens, mas oscilou de rendimento. Dentro da filosofia de apostar nos mais experientes, o camisa 25 vê Everton e Luiz Fernando retomando espaço na disputa por vaga entre os reservas para os jogos.