A derrota para o Sport, que manteve o Grêmio na zona de rebaixamento do Brasileirão, escancarou a falta de opções táticas da equipe, que se limitou a alguns chutes de média distância, como no gol de Douglas Costa e na bola na trave de Campaz, e os cruzamentos para a área, que chegaram a 46 durante os mais de 90 minutos, computados os acréscimos.
Em 21 jogos, o Tricolor é dono do segundo pior ataque, com apenas 18 gols marcados, superando apenas o Sport, que com os dois gols feitos na Arena chegou a marca de 10 bolas na rede.
Nas finalizações, o Grêmio também está entre os piores do Brasileirão. Até o momento foram 87 finalizações certas, o que corresponde ao 16º lugar no ranking deste quesito. Para se ter ideia, o Flamengo é o primeiro colocado com 140 chutes no gol dos adversários. Se forem observados os números de finalizações erradas, o time gremista é o sexto que mais desperdiçou tentativas, com 174 finalizações para fora.
Se forem consideradas as bolas cruzadas para a área, a equipe gremista é a sétima colocada em tentativas, com 520 bolas levantadas, sendo que apenas 90 foram certas, o que coloca o Tricolor em 14º lugar na classificação dos acertos.
Mas apesar das inúmeras tentativas de chegar ao gol adversário pela chamada bola aérea, dos 18 marcados em todo o campeonato, apenas quatro saíram dessa maneira, sendo dois de Borja (Bahia e Flamengo), um de Diego Souza (Ceará) e outro de Thiago Santos (Athletico-PR). Destes quatro gols, um deles foi oriundo de escanteio, o marcado contra os paranaenses. E este é um ponto a ser observado pelos gremistas, que já tiveram 107 lances desse tipo a favor.
Após a partida contra o Sport, as 46 bolas erguidas para a área foi um dos temas abordados pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
— Não criamos as oportunidades que criamos, por exemplo, contra o Ceará. Não tivemos infiltrações, trocas de posicionamentos e isso facilitou o trabalho do Sport. Tivemos muitas chances pelos lados do campo, tanto que fizemos muitos cruzamentos. A gente tenta evoluir no sentido de melhorar a equipe, consegue em alguns aspectos e depois piora. Tivemos descuidos nos gols, sofremos em situações trabalhadas para não sofrer. É um momento ruim que estamos vivendo. A gente trabalha para modificar, mas não tem conseguido — comentou Felipão.
Confira os números do Grêmio no Brasileirão:
Cruzamentos: 520 — 7º no campeonato
Certos: 90 — 14º no campeonato
Errados: 430 — 16º no campeonato
Finalizações - 261 — 10º no campeonato
Certas: 87 — 16º no campeonato
Erradas: 174 — 6º no campeonato
Gols marcados: 18 — 2º pior ataque empatado com a Chapecoense
Como foram os gols:
De dentro da área: 12
De pênalti: 3
De fora da área: 3
De pé direito: 11
De pé esquerdo: 3
De cabeça: 4
De falta: 1
De escanteio: 1
De cruzamento por cima: 3
De cruzamento rasteiro: 2
* Dados do FootStats