O diretor de futebol do time de transição do Grêmio, Kevin Krieger, celebrou, nesta quarta-feira (27), o título inédito de campeão do Brasileiro de Aspirantes, na Arena, após goleada de 4 a 1 sobre o Ceará. Para o dirigente, no entanto, a preparação dos jogadores visando promoção ao elenco principal é mais importante do que levantar taças. O técnico Vagner Mancini inclusive esteve em um camarote do estádio para prestigiar o trabalho do colega César Lopes, treinador campeão desta tarde.
— O título é secundário. A prioridade é que todos estejam preparados quando o professor Vagner chamar eles para um jogo do principal. E agora todos já atuaram na Arena, já não vai ser a primeira vez — comentou Krieger, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, nesta quarta.
Com média de idade de 20 anos, enfrentaram o atual campeão Ceará reforçado por atletas do elenco principal. A vantagem era dos visitantes, que tinham vencido o primeiro duelo por 2 a 1, em Fortaleza. O placar gremista foi consolidado ainda na primeira metade da etapa inicial, devolvendo os dois gols e ampliando o placar antes do intervalo.
— Fizeram um jogo muito maduro. Precisavam ganhar por dois (gols) de diferença e construíram o resultado no primeiro tempo. As chances foram aproveitadas — elogiou o diretor.
As duas principais promessas da equipe de transição já apareceram no elenco principal ao longo da temporada de 2021. Pedro Lucas, meia camisa 10, e Elias, atacante que jogava pelo lado, mas também atua como referência centralizada, participaram de partidas da Sul-Americana, Gauchão, e recentemente Brasileirão. Ambos voltaram para a transição, seguindo planejamento que visava dar sequência e confiança para ambos no Brasileirão da categoria.
— A torcida tem que compreender os momentos do trabalho. O Pedro Lucas subiu no Gauchão e Sul-Americana, fez bons jogos, mas precisava melhorar fisicamente. Fizemos um trabalho integrado entre os preparadores do profissional e da transição. O Pedro tinha que ter jogado essas partidas do Brasileirão de Aspirantes e ser destaque. E ele foi. Por isso quero conversar com o Mancini para saber o que ele achou — revelou Kevin Krieger, projetando reunião com a comissão técnica do elenco principal na quinta.
O atacante Elias Manoel, artilheiro da campanha campeã, surge como alternativa para o comando de ataque do time comandado por Vagner Mancini por conta das fases físicas de Diego Churin e Diego Souza, além da suspensão de Borja, contra o Palmeiras
— Ele está mais pronto, também pelo processo do Brasileirão de Aspirantes. Pode chegar no grupo principal e ficar. Já entrou neste campeonato, é natural que ele seja relacionado para o domingo — apostou o dirigente.