A primeira amostra de Vagner Mancini no comando do Grêmio foi positiva. O novo treinador conseguiu quebrar a série de cinco jogos sem vencer ao fazer 3 a 2 no Juventude e reacendeu a chama de permanência na Série A do Brasileirão.
Para a partida diante da equipe de Caxias do Sul, Mancini escalou o time no 4-2-3-1 e fez algumas apostas distintas de Luiz Felipe Scolari, seu antecessor. Por exemplo, Jean Pyerre e Paulo Miranda foram titulares. O meia já havia sido escalado pelo interino Thiago Gomes, contra o Fortaleza. Já o zagueiro tinha se tornado apenas o quinto na hierarquia dos defensores gremistas.
No banco, o novo técnico do Grêmio reabilitou o atacante Luiz Fernando, que não era relacionado havia seis jogos. O camisa 33, porém, ficou apenas entre os reservas. Quem voltou a ganhar minutos foi Elias, artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, que já tinha sido aproveitado na partida anterior, contra o Fortaleza.
Confira cinco jogadores que podem ganhar mais chances com Vagner Mancini:
1 - Jean Pyerre
Aposta de craque do Grêmio, Jean Pyerre oscilou nos últimos meses entre a titularidade absoluta com Renato Portaluppi, com direito a ser o camisa 10, e uma série de lesões musculares que o fizeram perder espaço. Muito criticado, pareceu desmotivado e perdeu espaço, mesmo que Tiago Nunes e Felipão tenham apostado nele em suas primeiras partidas. Resgatado pelo interino Thiago Gomes na derrota para o Fortaleza, seguiu na equipe com Mancini e deve ser o armador da equipe.
2 - Paulo Miranda
Experiente e uma das lideranças do grupo, o zagueiro de 33 anos fez contra o Juventude sua 12ª partida na temporada. Muito utilizado por Renato Portaluppi, ficou marcado por algumas falhas, a briga no Gre-Nal da Libertadores de 2020 e por inúmeras lesões musculares, que o tornaram o quinto na hierarquia dos defensores, atrás de Pedro Geromel e Kannemann e dos jovens Ruan e Rodrigues. Contra o Juventude, foi escolhido para começar o jogo, algo que não ocorria desde o segundo confronto com o Flamengo pela Copa do Brasil.
3 - Luiz Fernando
Atacante contratado no começo do Brasileirão de 2020 a pedido de Renato Portaluppi, o ex-jogador do Botafogo jamais caiu nas graças da torcida e não era relacionado desde o jogo de volta contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. A última vez que atuou foi em 25 de agosto, quando os cariocas venceram a primeira partida por 4 a 0.
4 - Elias
Artilheiro do Brasileirão de Aspirantes e grande aposta da torcida, Elias não ganhou oportunidade com Luiz Felipe Scolari. O atacante de 19 anos foi chamado para a partida contra o Fortaleza, quando jogou apenas oito minutos. No duelo com o Juventude atuou nos 15 minutos finais, mesmo com o experiente Diego Churín no banco.
5 - Darlan
Titular do interino Thiago Gomes contra o Fortaleza, o volante canhoto de 23 anos tinha sido arquivado por Felipão, após a derrota para o São Paulo. Jogador de passe refinado e boa habilidade deve se tornar o reserva imediato de Villasanti, com o retorno do 4-2-3-1, já que Thiago Santos e Lucas Silva disputarão a primeira posição no meio-campo.