A chamada "semana cheia" para treinamentos chegou no melhor momento possível para o Grêmio. Com a vitória sobre o Flamengo e uma melhora considerável na tabela do Brasileirão, podendo sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, Luiz Felipe Scolari está tendo a união de tempo e tranquilidade que ainda não teve para trabalhar. Sem os jogos no meio da semana, com um ambiente menos tenso e apenas um atleta no departamento médico, a ordem e colocar todos num bom condicionamento físico e corrigir problemas de funcionamento do time.
Aproveitando a ausência de partidas, entre os dois domingos, houve folga geral na segunda-feira (20), reapresentação na terça e início das atividades com trabalho regenerativo para quem jogou contra o Flamengo e movimentação técnico-tática para os demais. Nos demais dias até o sábado (25) haverá quatro treinamentos em um turno, dois deles à tarde e os outros dois pela manhã. Mesmo que o CT Luiz Carvalho disponha de um campo com grama sintética, não está prevista a utilização do local como forma de ambientação com o gramado da Arena da Baixada.
Na busca de condição física e técnica, os maiores beneficiados são os jogadores Kannemann e Douglas Costa. O zagueiro luta contra seu problema no quadril e segue intercalando a atividade de campo com sessões de fisioterapia. A necessidade de alto rendimento uma vez apenas na semana facilita a administração da situação. Já Douglas voltou nesta semana a treinar no campo com os companheiros e poderá dosar a busca de ritmo. É provável que ele não jogue em Curitiba no próximo domingo (25), mas depois haverá mais um período de sete dias sem partidas para buscar um condicionamento melhor sob todos os aspectos.
Do ponto de vista técnico-tático, Luiz Felipe Scolari poderá trabalhar com repetições de jogadas e formações, entrosando mais o sistema que deu certo contra o Flamengo. Já na primeira atividade, apenas com quem não jogou no Maracanã, foi exigida intensidade e jogo em espaço curto. A melhora dos passes e a marcação sob pressão tendem a ser aprimoradas. Outros fatores que serão treinados de maneira mais intensa serão as tomadas de decisão e as finalizações. Não faltarão também, como é de costume, os exercícios de bola parada e jogada aérea, tanto defensivas como ofensivas.