Principal contratação do Grêmio nesta temporada, Douglas Costa está recuperado da lesão muscular que o tirou do time por quase um mês. Ele já treina desde terça-feira (20) com os companheiros e, de acordo com o departamento médico, está apto para ser utilizado por Luiz Felipe Scolari já no domingo (26) contra o Athletico-PR em Curitiba. A titularidade, porém, não é tendência. É possível até que ele não acompanhe a delegação ao Paraná.
Douglas Costa está sem ritmo de jogo, uma vez que desde o último dia 25 de agosto não joga. Mesmo que os treinamentos da semana mostrem recuperação plena na musculatura da coxa esquerda, Felipão não deve escalá-lo como titular.
A vitória sobre o Flamengo no último domingo (19) no Maracanã foi muito valorizada pelo rendimento coletivo e uma entrada de Douglas poderia desmanchar o que deu certo na mais importante atuação gremista no Brasileirão. A situação na tabela, mesmo que o clube ainda esteja na zona de rebaixamento, melhorou, bem como aumentou muito a autoestima do grupo. O jogo da Arena da Baixada perdeu um pouco o caráter emergencial na busca de três pontos que teria em caso de insucesso no Rio de Janeiro.
A maior probabilidade para a escalação tricolor em Curitiba é de que Douglas Costa fique no banco de reservas, algo semelhante ao que aconteceu quando ele chegou ao Grêmio. Sua titularidade não gera dúvidas para o futuro, mas o ingresso no time será feito com muita cautela.
Para a entrada do jogador na equipe no início da partida, Felipão precisaria escolher entre desmanchar a formação com três volantes ou abrir mão de Álisson, considerado um elemento de grande importância tática. Com mais uma semana para trabalhar, o retorno pleno de Douglas deve ocorrer na Arena, no dia 3 de outubro, contra o Sport.