Douglas Costa, anote aí, será reforço pontual para o Grêmio. Em jogos nos quais o time precise de mais ímpeto ofensivo e uma postura mais agressiva, Felipão o colocará em campo, na sua posição, pelo lado, correndo para buscar o espaço e o chute.
Agora, quando o time precisar ser mais encorpado e marcar mais do que jogar, como fez contra o Flamengo, Douglas será alternativa. Pelo menos, neste primeiro momento, quando está retornando de mais um período de recuperação de lesão muscular.
Todo o cuidado será tomado para que Douglas tenha um retorno seguro. Há um trabalho forte do Grêmio para diagnosticar as razões de tantas lesões e a busca por equação em que ele chegue ao alto nível sem correr tantos riscos de se machucar.
O lugar que estava reservado para Douglas Costa, neste momento, é ocupado por um combo composto por Ferreirinha e Alisson. Os dois entregam a individualidade e a potência que o Grêmio imaginava ter de Douglas Costa já na largada dessa sua segunda passagem pelo clube. Porém, há um conformismo de que isso virá com o tempo.
Assim, Felipão seguirá apostando em seu driblador e jogador de desequilíbrio, e no seu atacante operário. Neste momento, está claro que o Grêmio começa pelos dois e a capacidade deles de marcar presença tanto na marcação quanto no ataque.
Quando os jogos permitirem um pouco mais de ofensividade, aí será a vez de Douglas Costa. Caso contrário, será o tripé de volantes no meio e Ferreira e Alisson correndo para abastecer Borja.