O período de duas semanas sem jogos em um calendário costumeiramente apertado virou uma espécie de intertemporada para Luiz Felipe Scolari aprimorar e fazer mudanças no Grêmio visando ao início do segundo turno do Brasileirão. Uma das novidades testadas nos treinamentos é Guilherme Guedes. O garoto de 22 anos vem ganhando espaço para ocupar a vaga em uma posição que tem sido um problema na temporada tricolor.
Depois da queda de desempenho de Cortez, titular na campanha do tri da Libertadores, em 2017, e sem Diogo Barbosa ter dado a resposta esperada pelo investimento feito para sua contratação junto ao Palmeiras, o Grêmio não conseguiu firmar ainda um titular na lateral esquerda em 2021. Nos últimos compromissos antes da parada, Felipão vinha utilizando Rafinha improvisado por ali, com Vanderson atuando na direita. Nesse período livre para treinos, Guilherme Guedes ganhou espaço na ideia do treinador de ter novamente um jogador da posição no setor esquerdo.
Formado na base gremista, Guilherme Guedes teve a primeira oportunidade como profissional em 2018, mas foi no ano passado - depois de ter tido uma passagem por empréstimo pela Ponte Preta, em 2019 -, que ele chamou atenção da torcida.
Com Cortez afastado após ter testado positivo para covid-19, o garoto acabou virando titular de última hora no Gre-Nal – vencido pelo Grêmio por 1 a 0, em julho do ano passado - que marcou a volta Gauchão após a parada de quatro meses em razão da pandemia e teve uma atuação que rendeu elogios.
— É uma das melhores sensações do mundo, ainda mais para mim, que sou gremista. Realizei um sonho de criança. Vou guardar a camisa (usada no Gre-Nal) com muito carinho, colocar em um quadro na minha casa — disse o garoto após a repercussão positiva de sua atuação no Gre-Nal.
A empolgação gerada pelo desempenho no clássico, porém, durou pouco. Guedes fez apenas outras duas partidas naquele Gauchão antes de sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda, o que contribuiu para o clube ir ao mercado em busca de Diogo Barbosa. Com dois laterais experientes à disposição de Renato, ele desceu para o grupo de transição quando retornou da lesão, mas sofreu com uma série de problemas físicos. Em razão disso, o jogador agregou aos trabalhos de recuperação no clube um tratamento odontológico para prevenir lesões. O tratamento contou com uso de uma placa dentária elaborada para tirar as interferências e equilibrar o corpo do atleta.
Após nova passagem pelo grupo de transição, Guilherme Guedes fez sua primeira partida pelo time profissional nesta temporada na Recopa Gaúcha, no começo de junho, depois de 308 dias de seu último jogo pela equipe principal do Grêmio. Ele ainda foi relacionado por Tiago Nunes para três compromissos do Brasileirão, mas só entrou em campo no campeonato nacional já com Felipão, quando marcou o gol no empate por 1 a 1 com o América-MG. Na ocasião, o treinador escalou o time no 3-5-2 e explicou a opção por Guedes como titular pela sua qualidade ofensiva. Depois, o garoto entrou em mais duas partidas, sempre no segundo tempo, e voltou a ser arquivado depois disso.
César Lopes, técnico do Guilherme Guedes na base do Grêmio, falou sobre o que Scolari pode ganhar caso opte pelo garoto como titular da esquerda no domingo.
— Guilherme é um lateral-esquerdo que sempre demonstrou uma grande capacidade ofensiva. Ele tem uma capacidade de atacar tanto pelo lado quando aparecendo por dentro, faz isso com bastante facilidade. Tem o cruzamento como ponto forte, a batida na bola dele sempre chamou atenção desde a base — disse Lopes.
Com tempo para treinar, Felipão pôde aprimorar os aspectos defensivos de Guilherme Guedes para atuar em um esquema com linha de quatro defensores. Ele ainda deverá ter a companhia de três experientes. Recuperados, Geromel e Kannemann têm formado a zaga nos treinos com Rafinha ocupando a lateral direita. Com isso, Vanderson é quem perde espaço para entrada de Guedes.
O jogo contra o Ceará poderá ser uma oportunidade para Guilherme Guedes finalmente ganhar uma sequência tão pedida pelos torcedores desde aquele bom desempenho naquele Gre-Nal válido pelo Gauchão de 2020.
Guilherme Guedes como profissional
- 2018: 4 jogos (Grêmio)
- 2019: 12 jogos (Ponte Preta)
- 2020: 6 jogos (Grêmio)
- 2021: 4 jogos (Grêmio)