Mais uma promessa do Grêmio é alvo de clubes do Exterior. Agora é a vez de Fernando Henrique, volante lançado na atual temporada, que tem apenas 20 anos. O jovem foi procurado nas últimas semanas por dois interessados: o Al-Ain, dos Emirados Árabes, e pelo Grupo City, franquia com diversas equipes pelo mundo, entre elas, o Manchester City.
A informação foi inicialmente divulgada pelo site ge.globo e confirmada por GZH. As sondagens ocorreram via empresário do atleta. Marcelo Pacheco, responsável por agenciar a carreira do meio-campista, confirma a situação:
— Recebi o contato do Grupo City, há alguns dias. Foi me dito que o jogador se enquadra no perfil deles e queriam entender a ideia de negócio que fosse interessante ao Grêmio. Nos últimos dias, recebi uma consulta do Al-Ain, do Emirados. Existe o interesse, e estão estudando fazer uma oferta ao Grêmio — disse Pacheco a GZH.
O principal interessado é o Al-Ain. Os árabes prometem apresentar uma oferta formal pelo jovem nos próximos dias. A quantia deve chegar aos U$S 5 milhões (cerca de R$ 25 milhões). Recentemente, os asiáticos acenaram com uma investida, por empréstimo, com passe fixado, ao atacante Ferreira, mas acabou não confirmando o interesse.
Já o Grupo City não se manifestou oficialmente sobre confirmar a investida. Os emissário do conglomerado de clubes monitoram os movimentos do Tricolor, principalmente em relação ao pedido de valores. Na última temporada, eles adquiriram o volante Diego Rosa e o colocaram no Lommel, da Bélgica.
Segundo apurou GZH, os dirigentes gremistas não desejam negociar nenhum atleta neste momento. Qualquer eventual transferência seria validada apenas depois da disputa do Campeonato Brasileiro em virtude da situação na tabela de classificação e recentes vendas de Matheus Henrique e Ruan ao Sassuolo-ITA e Pinares ao Altay-TUR.
No final de 2020, as partes estenderam o vínculo de Fernando Henrique até o final de 2024. A multa rescisória colocada foi de 40 milhões de euros (cerca de R$ 244 milhões na conversão atual). O Grêmio tem 60% dos direitos econômicos. O restante está dividido entre ABC-RN e o próprio volante.
Atualmente, Fernando Henrique busca mais espaço com Felipão. Titular nas primeiras partidas do novo técnico, ele acabou sobrando até mesmo dos relacionados em algumas confrontos. Na temporada, o camisa 42 já foi utilizado em 18 ocasiões no time gremista.