Se a escalação do Grêmio ainda não está definida oficialmente, pois são esperados os retornos de Villasanti e Borja das Eliminatórias da Copa do Mundo, a filosofia gremista para enfrentar o Ceará já está estabelecida. A ordem é tirar o espaço dos cearenses em todos os setores, seja com marcação sob pressão na saída de jogo ou na transição rápida. A atividade da manhã desta quarta-feira (8), debaixo de chuva no CT Luiz Carvalho, apenas ratificou isto.
Já é sabido que o time mudará nas laterais e a volta da dupla Geromel e Kannemann também é quase uma certeza. O argentino está liberado pelo STJD, que o puniu por apenas um jogo, já cumprido, mas ainda depende de um bom condicionamento físico. Do meio para a frente, porém, é que há orientações muito específicas para melhorar o desempenho ofensivo. A intenção é sufocar o Ceará.
O esquema treinado por Luiz Felipe Scolari é o 4-3-3, com a presença de um articulador no meio-campo. Esta função deverá ser de Villasanti no jogo de domingo (12) pela manhã, na Arena. Aos atacantes, possivelmente Alisson, Borja (ou Diego Souza) e Ferreira, é pedida uma atividade forte de marcação na saída de jogo adversário. Para tanto, a linha de meio-campistas também deve se postar adiantada. Aliada à busca da posse de bola, está a exigência nos arremates.
Há também um pedido de Felipão para uma rápida transição quando de posse da bola, seja na busca de jogadas de contra-ataque ou em trocas de passes constantes procurando o ataque. Há uma preocupação da comissão técnica com a tomada de decisão dos atletas, algo que pode estar prejudicando a efetividade na hora da busca dos gols. Os jogadores foram muito exigidos em relação à rapidez de raciocínio e encurtamentos na marcação.
O final da movimentação tricolor contou com jogadas ensaiadas de bola parada, tanto ofensivas como defensivas. O Grêmio está adotando o horário matinal para seus treinamentos para os atletas se acostumarem com a hora marcada para o jogo contra o Ceará, que será às 11h. Como parte desta adaptação, a concentração será iniciada nesta quinta-feira (9), pela manhã, com os jogadores tomando café no hotel e seguindo posteriormente para o CT Luiz Carvalho. Tanto Borja como Villasanti são presenças prováveis na partida de domingo. Eles são esperados para a última atividade, marcada para sábado (11).