Durante a negociação entre Grêmio e Palmeiras, quando o Tricolor buscava acertar a contratação de Diogo Barbosa, o clube gaúcho aceitou que os paulistas incluíssem uma cláusula em que, a partir de algumas metas atingidas pelo lateral-esquerdo, o clube gaúcho precisaria comprar mais um percentual dos direitos econômicos dele.
O número a ser atingido por Diogo Barbosa é: atuar em 60% dos jogos do Grêmio na temporada de 2021. Se isso acontecesse, o Tricolor precisaria desembolsar mais 750 mil euros (cerca de R$ 4,5 milhões) por 12,5% dos direitos do atleta. Entretanto, o jogador não atingirá os números necessários.
Para que Diogo Barbosa atinja a participação em 60% dos jogos disputados pelo Grêmio em 2021, seria necessário que ele atuasse em mais 20 jogos pelo Tricolor até o fim da temporada. No momento, os comandados de Felipão disputaram 53 jogos e têm apenas mais 19 pela frente, o que totalizará 72 na temporada 2021. O lateral-esquerdo gremista participou de 23 partidas e precisaria chegar a 43, o que representaria os 60%.
O Grêmio contratou Diogo Barbosa em setembro de 2020 para solucionar os problemas da lateral esquerda. Porém, o atleta ainda não conseguiu desempenhar todo o futebol que já apresentou por Palmeiras e Cruzeiro, principalmente. O Tricolor desembolsou R$ 10 milhões por 25% dos direitos econômicos do atleta que assinou contrato até o fim de 2023.