O Grêmio até saiu na frente, mas perdeu de virada para o Athletico-PR por 4 a 2, na tarde desta sexta-feira (24), pela 17ª rodada do Brasileirão sub-20. Os gols do jogo foram marcados por Rômulo, Julimar e Renan (duas vezes) para o time paranaense; e Rubens e Gabriel Silva para o Tricolor. Com o resultado, a equipe gaúcha segue com 26 pontos, na sétima posição, mas pode deixar o G-8, a zona de classificação para a fase de mata-matas, no complemento da rodada.
Dentro do campo do CT do Caju, em Curitiba, casa da base do Furacão, o Grêmio começou melhor. Logo no início da partida o centroavante Kevin Quejada teve boa chance de cabeça, mas mandou para fora. Em seguida, o Athletico-PR também teve grande oportunidade para abrir o placar, mas o lateral-esquerdo Cuiabano salvou em cima da linha.
O primeiro gol do jogo, porém, veio aos 10 minutos, com Rubens, para o Grêmio. Artilheiro da equipe na competição, com sete bolas na rede, o atacante invadiu a área pela direita e bateu cruzado para fazer 1 a 0, contando com falha do goleiro Léo Linck.
Mas a felicidade gremista durou pouco. Aos 21, Cuiabano cometeu pênalti. Na cobrança, Rômulo deixou tudo igual. Para piorar, aos 24, Julimar invadiu a área pelo lado direito e bateu para virar o jogo no CT do Caju. O Athletico-PR ainda teve chance para ampliar no fim do primeiro tempo, mas parou em grande defesa do goleiro Thiago.
Para a etapa final, o técnico Guilherme Bossle fez duas substituições: tirou os colombianos Kevin e Velasco e mandou a campo Zinho e Gabriel Silva. A partida seguiu equilibrada, com chances de lado a lado. Para buscar o empate, entraram Hiago e Matheus nas vagas de Léo Fenga e Robert.
Não demorou para que saísse o empate, aos 25, com Gabriel Silva. Após cruzamento de Léo Oliveira para a área do Athletico, a defesa afastou parcialmente e o meia tricolor chegou batendo firme, da marca do pênalti, para deixar tudo igual em Curitiba.
Mas, novamente, a equipe gremista não conseguiu segurar o placar e levou o terceiro gol logo depois de marcar. Aos 28, Rômulo carregou pela esquerda e chutou cruzado. O goleiro Thiago espalmou e Renan apenas teve o trabalho de empurrar a bola para dentro e marcar para o Furacão.
Para piorar a situação, o lateral-esquerdo Cuiabano levou o segundo cartão amarelo aos 38 e foi expulso. Assim, o time da casa passou a atacar com mais perigo. Aos 45, o zagueiro Gustavo Marins tirou a bola em cima da linha, evitando o quarto gol atleticano. Porém, aos 47, Renan fez mais um e deu números finais ao jogo: 4 a 2.
Com a vitória, o Athletico-PR, atual vice-campeão brasileiro da categoria, assumiu momentaneamente a liderança da primeira fase, com 32 pontos, e garantiu a classificação às quartas de final. O Grêmio ainda precisará pontuar nas duas últimas rodadas para assegurar uma das oito vagas. No próximo jogo, no domingo (3), o Tricolor recebe o Atlético-MG no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.