Grêmio e Flamengo se enfrentam neste domingo (19), às 20h30min, no Maracanã. O confronto, válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Enquanto o Tricolor é o 18º colocado, com 19 pontos, e busca sair da zona de rebaixamento, o rubro-negro ocupa a terceira posição, com 34 pontos conquistados, e segue tentando diminuir a diferença para o líder Atlético-MG.
Mesmo com compromisso pela Libertadores, na quarta-feira (22), contra o Barcelona de Guayaquil, o técnico Renato Portaluppi deve levar a campo o máximo de jogadores titulares possível. Além dos três pontos, está em jogo a manutenção da sequência invicta contra os gaúchos. O Flamengo não sabe o que é perder para o Grêmio há dez jogos. No retrospecto do duelo, o recorde invicto é do Tricolor, que ficou 14 partidas sem perder entre 1985 e 1992.
Desta vez, diferente do que ocorreu na Copa do Brasil, o Flamengo não poderá contar com a torcida. A liminar que dava ao clube o direito de atuar com portões abertos, mediante protocolos de segurança, foi cassada na madrugada de quinta-feira, após movimento liderado pelos gremistas, em conjunto com outros clubes participantes do Brasileirão, e que contou com apoio da CBF.
No entanto, o clube conseguiu uma vitória nos tribunais. Após Gabigol ter sido suspenso por com dois jogos de suspensão por chamar o futebol brasileiro de "várzea" após expulsão contra o Inter, em agosto, os cariocas conseguiram o efeito suspensivo. O volante Andreas Pereira deve ser mantido na equipe, atuando ao lado de Willian Arão.
— É um jogador que foi testado em várias posições lá fora pelas qualidades dele. Mas ele me falou que gosta de jogar como segundo volante. Eu não gosto de improvisar o jogador, a não ser que o jogador da posição não esteja dando conta do recado. É um jogador que sabe defender, sabe atacar, tem qualidade para isso e acima da média — destacou Renato Portaluppi sobre Andreas Pereira.
Bruno Henrique, que se recupera de uma lesão na coxa direita, treinou integralmente com os companheiros na sexta-feira, mas deve seguir de fora. Mesma situação do lateral-esquerdo Filipe Luís e do meia Diego, que ainda realizam atividades de recuperação física. O uruguaio Arrascaeta, com estiramento na coxa esquerda, também é desfalque. Desta forma, o provável time tem Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão e Andreas Pereira; Everton Ribeiro, Vitinho e Michael; Gabigol.