Apontado como um dos jogadores da linhagem de volantes apresentada pelo Grêmio nos últimos anos, que primam pela qualidade técnica, como Walace, Arthur e Matheus Henrique, Darlan vive um momento de quase ostracismo no clube.
Com as trocas de treinador e mudança de filosofia de jogo, o gaúcho de 23 anos foi utilizado apenas seis vezes por Luiz Felipe Scolari, sendo quatro delas como titular, e tem 352 minutos em campo. Neste período, Darlan deu uma assistência para Alisson marcar na vitória sobre a Chapecoense. Ele ainda foi relacionado em outras nove oportunidades, sem atuar um minuto sequer.
E nem mesmo a opção de Felipão atuar com três volantes tem dado espaço para o jogador que na temporada 2021 tem 25 jogos, 15 como titular, um gol marcado e cinco passes para gol. O trio eleito tem Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti e nem mesmo quando uma equipe mista foi utilizada, contra o Flamengo, na última quarta-feira (15), o camisa 15 teve chance de jogar e viu do banco outros dois jovens — Fernando Henrique e Mateus Sarará — entrarem em campo no Maracanã.
Dos sete volantes à disposição no elenco gremista, Darlan só tem mais minutos jogados do que Victor Bobsin e Mateus Sarará, desde o momento em que Scolari assumiu a equipe.
A última partida em que ele foi colocado em campo foi na derrota para o São Paulo, de virada, no Morumbi. Neste jogo, ele entrou no segundo tempo para dar maior controle no meio-campo na reta final, mas acabou perdendo a bola para Gabriel Sara no início do lance do segundo gol dos paulistas e desde então não atuou por mais nenhum minuto.
Depois deste confronto, Felipão demonstrou insatisfação com a atuação da equipe e sem citar nomes demonstrou o que o incomodava.
— Nesse momento, tempos de jogar com ânimo, com determinação, com mais vontade, mais garra, mais pegada. Vamos tentar mudar essa situação de um jeito ou outro, colocando A ou B, mudando esquema —declarou o experiente treinador.
Com os retornos dos titulares que não estiveram no Rio de Janeiro para o segundo jogo da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na rodada do final de semana diante do time carioca, mais uma vez no Maracanã, a tendência é de que Darlan sequer seja relacionado. O jogador tem contrato com o Tricolor até o final de 2024.
Veja os números de Darlan e dos outros volantes do Grêmio desde a chegada de Felipão:
Darlan
Jogos como titular: 4
Jogos como reserva utilizado: 2
Reserva sem ser utilizado: 9
Minutos em campo: 352
Assistência para gol: 1
Thiago Santos
Jogos como titular: 6
Jogos como reserva utilizado: 1
Minutos em campo: 540
Lucas Silva
Jogos como titular: 8
Jogos como reserva utilizado: 3
Reserva sem ser utilizado: 5
Minutos em campo: 745
Assistência para gol: 1
Villasanti
Jogos como titular: 5
Jogos como reserva utilizado: 1
Minutos em campo: 470
Fernando Henrique
Jogos como titular: 6
jogos como reserva utilizado: 1
Reserva sem ser utilizado: 8
Minutos em campo: 527
Victor Bobsin
Jogos como titular: 4
Jogos como reserva utilizado: 2
Reserva sem ser utilizado: 3
Minutos em campo: 341
Mateus Sarará
Jogos como titular: 1
Jogos como reserva utilizado: 1
Reserva sem ser utilizado: 8
Minutos em campo: 74