O Grêmio tem novidades na relação para enfrentar o Ceará, no próximo domingo (12), às 11h, pelo Brasileirão. Entre os 32 jogadores concentrados para o duelo há um que chama a atenção: Leonardo Gomes. O lateral-direito está recuperado de cirurgias no joelho direito e volta a ficar disponível após dois anos de tratamentos.
O retorno é tratado com cautela nos bastidores. Inicialmente, ele compõe a delegação, mas não deverá atuar diretamente na equipe principal por dois motivos: ausência de ritmo de jogo e concorrência na posição. A ideia na Arena é que ele atue inicialmente pela equipe de transição no Brasileirão sub-23 antes de atuar pelo time profissional.
Leonardo Gomes irá participar de todos os treinos com os companheiros, mas deve sobrar do banco de suplentes. Quando readquirir competitividade, passará a ser aproveitado por Felipão.
Há a avaliação de que o treinador está bem servido de alternativas para a lateral direita. Vanderson é o titular, Rafinha tem atuado pelo lado esquerdo, e Victor Ferraz foi reintegrado. Com isso, a projeção é de que o camisa 6 gremista aproveite o último trimestre para ter condições de brigar pela titularidade em 2022.
A lesão que originou o problema médico do atleta completou dois anos recentemente. Desde 2019, foram realizados tratamentos para a plena recuperação. Nos bastidores, o Tricolor sempre ressaltou a importância do jovem, que tem apenas 25 anos.
O contrato entre as partes foi renovado até o final de 2022 para dar tranquilidade e segurança na recuperação. Leonardo Gomes está no Grêmio desde 2017 e acumula 74 partidas, com três gols marcados.