O Grêmio reencontrará no próximo domingo (3) um dos mais polêmicos personagens que passaram pela Arena nos últimos anos. André, centroavante do Sport, volta a Porto Alegre para enfrentar o Tricolor pela primeira vez desde que deixou o clube, em agosto de 2020 – também se encararam no primeiro turno, mas na Ilha do Retiro.
Contratado em 2018 a pedido de Renato Portaluppi, André disputou 74 jogos com a camisa gremista e marcou só 11 gols. GZH recorda cinco momentos do atleta pelo Grêmio, confira:
1. Estreia com gol
Apesar da passagem apagada, o início de André foi promissor. A estreia ocorreu na primeira rodada do Brasileirão de 2019, e o atacante foi decisivo para a vitória sobre o Cruzeiro. Após boa jogada pela direita, Ramiro cruzou, Everton desviou de cabeça e André chegou para empurrar para a rede. O lance foi definitivo para confirmar o 1 a 0 gremista dentro do Mineirão.
2. Personagem da final
Em 2019, André quase foi vilão na final do Campeonato Gaúcho. Após empate em 0 a 0 no Beira-Rio, o centroavante teve a oportunidade de confirmar o título em cobrança de pênalti ainda no tempo normal, mas parou em Marcelo Lomba.
O novo 0 a 0 levou a decisão para a disputa de pênaltis, e quem foi o responsável para fazer a última cobrança gremista? Sim, André. Desta vez, o camisa 90 não decepcionou: bola para um lado, goleiro para o outro e Grêmio campeão.
3. Polêmica fora de campo
As coisas já não iam bem quando, em setembro de 2019, uma vizinha registrou boletim de ocorrências reclamando de barulhos causados por supostas festas no apartamento do jogador. Para explicar, ele concedeu entrevista coletiva na presença de algumas lideranças do elenco. Justificou dizendo que os gritos em sua casa foram em comemoração aos gols do Athletico-PR contra o Inter na final da Copa do Brasil daquele ano.
4. Afastado dos jogos
No final de 2019, com a eliminação para o Flamengo na semifinal da Libertadores, André perdeu mais espaço no elenco. Depois de não atuar nas últimas partidas da temporada, abriu o ano seguinte sem ser relacionado para jogos por Gauchão e Libertadores. Permaneceu em Porto Alegre sem entrar em campo entre novembro de 2019 e agosto de 2020.
5. Rescisão confirmada
Demorou, mas a saída de André do Grêmio foi confirmada no dia 7 de agosto de 2020. Vice-presidente de futebol à época, Paulo Luz disse que o acerto ocorreu em comum acordo.
— O acordo atende ambas as partes, preservando os interesses do Grêmio e viabilizando que o atleta siga sua carreira — afirmou o dirigente.
Livre no mercado, André assinou com o Gaziantep FK, da Turquia.