O confronto desta quarta-feira (25), entre Grêmio e Flamengo, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, colocará dois dos maiores técnicos da história tricolor frente a frente pela sexta vez. Até hoje, Felipão e Renato Portaluppi se enfrentaram cinco vezes como treinadores, com três vitórias do atual técnico gremista, um empate e uma vitória do atual comandante flamenguista. Em todos esses jogos, Scolari estava no Palmeiras e Renato no Tricolor.
A primeira vez que eles duelaram, um em cada casamata, foi no dia do aniversário de 107 anos do clube, em 15 de setembro de 2010. Era o milésimo jogo do Grêmio no Brasileirão e apenas o décimo de Renato como comandante do clube em que já era ídolo. O Palmeiras de Felipão, porém, tratou de estragar a festa gremista.
Ovacionado por quase 40 mil torcedores no estádio Olímpico, Luiz Felipe Scolari viu Marcos Assunção e Ewerthon abrirem o placar em 2 a 0 para os visitantes. O Grêmio, que vinha embalado por uma série de cinco jogos sem perder, pressionou, mas só conseguiu descontar aos 46 minutos do segundo tempo, com Jonas. Assim, acabou derrotado por 2 a 1. Era a primeira vitória de Felipão sobre Renato.
Eles se reencontraram apenas em 2018, na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Pacaembu, o Verdão não deu chances para o time gaúcho e venceu por 2 a 0, no dia 14 outubro, com dois gols de Deyverson. Era a segunda vitória de Scolari contra Portaluppi.
No terceiro confronto entre eles: empate. Esse jogo foi pela 15ª rodada do Brasileirão de 2019, em 17 de agosto. Na Arena, o Palmeiras de Felipão saiu na frente com Dudu, aos 13 minutos do primeiro tempo. Com o time reserva, o Grêmio de Renato deixou tudo igual com uma paulada de David Braz, de longe, aos 42 minutos da etapa final: 1 a 1.
Em 2019, mais dois confrontos entre Felipão e Renato. Grêmio e Palmeiras fizeram as quartas de finais da Libertadores daquele ano. Na ida, o Verdão venceu na Arena por 1 a 0 com gol de Gustavo Scarpa, de falta. Era a terceira vitória do time de Scolari. No confronto decisivo, porém, o time de Portaluppi levou a melhor pela primeira vez ao vencer, em São Paulo, por 2 a 1, com gols de Everton e Alisson, e garantir a vaga na semifinal pelo gol marcado fora de casa.
Assim, Felipão tem vantagem nos confrontos contra Renato como treinador. No entanto, no único mata-mata entre eles, o atual técnico do Flamengo levou a melhor. Mas, a partir desta quarta-feira, os técnicos com mais títulos (Scolari) e com mais jogos (Portaluppi) no comando do clube terão mais uma batalha particular. O que todos sabem, porém, é que ambos estão marcados na história gremista.
Os números de Felipão x Renato*
- 2010 – Brasileirão – Grêmio (Renato) 1x2 Palmeiras (Felipão)
- 2018 – Brasileirão – Palmeiras (Felipão) 2x0 Grêmio (Renato)
- 2019 – Brasileirão – Grêmio (Renato) 1x1 Palmeiras (Felipão)
- 2019 – Libertadores – Grêmio (Renato) 0x1 Palmeiras (Felipão)
- 2019 – Libertadores – Palmeiras (Felipão) 1x2 Grêmio (Renato)
- Total: 5 jogos (3 vitórias de Felipão, 1 vitória de Renato e 1 empate)
* Fonte: Marcos Bertoncello, colunista de GZH e plantão de Esportes da Rádio Gaúcha