Tentada sem sucesso desde os tempos de Tiago Nunes como treinador, a dupla de volantes Thiago Santos e Lucas Silva deve voltar a ser formada no time titular do Grêmio contra o Flamengo. A expectativa positiva para uma nova utilização dos dois jogadores como titulares se baseia, entre outros fatores, na grande atuação de Lucas contra o Bahia. Embora Luiz Felipe Scolari já tenha elogiado bastante jovens como Fernando Henrique, Darlan e Matheus Sarará, a experiência também será levada em conta para a escalação do setor nesta quarta-feira (25).
A ideia do Grêmio para a partida da Arena é conter o ímpeto do adversário nos setores de articulação e ataque. O poder de marcação de Thiago Santos e Lucas Silva será provavelmente reforçado com a permanência de Villasanti. A possibilidade da estreia do colombiano Campaz fica fora de cogitação pela falta da liberação legal do atleta em função de não ter havido acerto de detalhes da negociação com o Tolima. Este impasse já criou dificuldade para Felipão projetar um time sem a certeza da presença do jogador que precisa de entrosamento com os novos companheiros.
Para se tornar mais ofensivo no meio-campo, o Grêmio tem como opções a colocação mais uma vez de Douglas Costa centralizado ou a volta de Jean Pyerre à equipe, sacando um dos volantes. Isto, porém não se mostra uma tendência, embora Ferreira esteja de volta e possa ser escalado pelo lado esquerdo, com Alisson passando para a direita, o que libera Douglas para trocar de posição.
O treinamento desta terça-feira (24) definirá a escalação gremista provavelmente com a seguinte formação: Gabriel Chapecó; Vanderson, Pedro Geromel (Rodrigues), Kannemann e Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti; Douglas Costa, Borja e Alisson.