O técnico Luiz Felipe Scolari tem problemas para montar a zaga do Grêmio para o jogo de sábado (28), contra o Corinthians. Além de Pedro Geromel seguir no departamento médico, o treinador não sabe se poderá contar com o garoto Ruan devido a um impasse burocrático.
Vendido ao Sassuolo por 5 milhões de euros (R$ 30 milhões), o zagueiro de 22 anos viajou à Itália no início da semana para assinar o seu contrato com o novo clube. Conforme acordado entre as partes, o atual vínculo com o Tricolor foi rescindido, e o atleta será emprestado pelos italianos ao clube gaúcho até dezembro. Este novo acordo, porém, ainda não foi regularizado na CBF.
Ruan retorna a Porto Alegre ainda nesta quinta. Para que o jogador seja utilizado contra o Corinthians, o seu nome terá de ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade até sexta. Caso contrário, ele só poderá atuar a partir do jogo contra o Atlético-MG, no dia 5 de setembro.
O departamento jurídico do clube acredita que a tendência é de que o novo contrato do defensor seja regularizado a tempo. Porém, Felipão aguarda essa informação para definir a equipe. Caso contrário, Rodrigues deve permanecer na defesa ao lado de Kannemann, já que a tendência é de que Pedro Geromel siga vetado.
O Grêmio fez uma consulta à CBF para saber se poderá utilizar o zagueiro Ruan no jogo da volta contra o Flamengo, no dia 15, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Como o prazo de inscrição de novos atletas na competição já expirou, existe uma dúvida sobre se será possível escalar um atleta que acabou de assinar um novo contrato, mesmo que ele já tenha tido um vínculo anterior durante a competição.