O Grêmio enfrenta o Bahia neste sábado (21), às 19h, na Arena, e o jogo é visto como peça-chave na luta para fugir da zona do rebaixamento. Assim como antes do confronto diante do Cuiabá, existem contornos de decisão na partida: se o Tricolor conseguir uma vitória sobre os baianos - e contar com três resultados paralelos -, pode ficar a um ponto de sair do Z-4.
Atualmente, o Grêmio ocupa a 19ª posição e tem 13 pontos. Nesta rodada, o Tricolor não consegue sair do Z-4, mas pode melhorar sua situação. Se vencer o Bahia, o time do técnico Luiz Felipe Scolari chegará aos 16 pontos. América-MG e Sport - que ocupam 18ª e 17ª posição, respectivamente - somam 15 pontos. O Cuiabá, primeiro time fora da zona, tem 17.
No domingo (22), dois adversários do Tricolor jogam. Às 11h, o Cuiabá visita o Palmeiras, no Allianz Parque. O Sport enfrenta o São Paulo mais tarde, às 20h30min, na Ilha do Retiro. Na segunda-feira (23), é a vez de o América-MG entrar em campo diante do Bragantino, às 20h, na Arena Independência.
O melhor cenário possível para o Grêmio seria a vitória sobre o Bahia somada a três derrotas dos adversários. Assim, o Tricolor chegaria aos 16 pontos e ficaria a um ponto de sair da zona de rebaixamento. Se conseguir a vitória, o time de Felipão também pode contar com empates dos rivais diretos. Neste caso, passaria Sport e América-MG pelo número de vitórias e ficaria a dois pontos do Cuiabá. O Grêmio tem um jogo a menos, contra o Flamengo.
Para enfrentar o Bahia, Felipão tem problemas para montar o time. Apesar da volta de Kannemann, Geromel está fora por desconforto muscular e o volante Lucas Silva será reavaliado horas antes do jogo. O provável time tricolor tem Chapecó; Rafinha, Ruan, Kannemann e Cortez; Fernando Henrique, Lucas Silva; Douglas Costa, Villasanti e Alisson; Borja.