Como esperado, Mathias Villasanti estará na delegação do Grêmio que embarca para a capital mato-grossense nesta terça-feira (17). E, ao que tudo indica, será titular na partida contra o Cuiabá, nesta quarta, pelo Brasileirão.
Recém-contratado junto ao Cerro Porteño, o volante de 24 anos disputará sua primeira partida com a camisa tricolor. Relembre as outras estreias do jogador ao longo da carreira:
Cerro Porteño
4/5/2016: Cerro Porteño 0x1 Libertad
Destaque das categorias de base do Cerro Porteño, o volante estreou como profissional em 2016, aos 19 anos, justamente em um dos clássicos de Assunção, contra o Libertad.
Por ter sido disputado um dia antes da decisão contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores — quando os paraguaios acabariam eliminados —, o técnico Gustavo Morínigo, atualmente no Coritiba, escalou muitos juvenis e foi derrotado por 1 a 0, em casa pelo, rival.
Apesar do resultado negativo, os atletas foram elogiados. No jornal Última Hora, a matéria do dia seguinte abordava que "não é que o Cerro Porteño tenha um grande futuro, mas um presente interessante, porque os meninos que entraram no campo de jogo mostraram personalidade e também fome de ter uma oportunidade".
Villasanti entraria em campo mais seis vezes ao longo do campeonato, marcando um gol contra o General Díaz.
Temperley
27/8/2017: Temperley 0x1 River Plate
Para pegar experiência, o jogador foi emprestado na temporada seguinte ao pequeno Temperley, da Argentina. Largou como titular já na primeira rodada, quando a equipe perdeu por 1 a 0 para o River Plate, em casa, com gol marcado pelo atacante Scocco, ex-Inter. O volante atuou até os 36 minutos do segundo tempo, quando foi substituído pelo meia Maximiliano Lugo que, curiosamente, seria expulso nos acréscimos.
Villasanti, que tinha apenas 20 anos, permaneceu emprestado ao clube argentino até agosto de 2018, mas só disputaria outros 13 jogos, sendo titular em nove. Balançou as redes uma única vez, contra o Rosario Central, em sua terceira apresentação, aparecendo na área de surpresa para cabecear para o fundo das redes.
Sportivo Luqueño
19/7/2018: Libertad 2x3 Sportivo Luqueño
Em 2018, Villasanti voltou ao Paraguai, mas foi emprestado outra vez — agora para o Sportivo Luqueño. Já na sua estreia, foi fundamental para uma vitória por 3 a 2 sobre o Libertad, fora de casa.
Depois de o time sair perdendo por 2 a 0, o meio-campista foi responsável por anotar o gol do empate, acertando chute de primeira, da entrada da área. E, faltando seis minutos para o fim do jogo, sua equipe ainda decretaria a virada em um contra-ataque. No total, disputou 19 partidas, marcando quatro gols.
Cerro Porteño (reestreia)
23/1/2019: Guaraní 0x1 Cerro Porteño
Em 2019, Villasanti retornou ao Cerro Porteño para, enfim, ser utilizado. Na primeira rodada do Campeonato Paraguaio, ingressou no segundo tempo da partida contra o Guaraní, substituindo o experiente Victor Cáceres, ex-Flamengo.
Desta vez, foi pé quente em sua estreia, podendo comemorar a vitória por 1 a 0, com gol marcado pelo centroavante Diego Churín, hoje também no Grêmio.
Seleção paraguaia
10/10/2019: Sérvia 1x0 Paraguai
O bom desempenho pelo Cerro Porteño fez o técnico da seleção paraguaia, Eduardo Berizzo, convocá-lo para os amistosos contra Sérvia e Eslováquia, em outubro de 2019, em solo europeu. Escalado como titular, atuou os 90 minutos, mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0 para os sérvios.
O volante seguiria chamado com regularidade nos anos seguintes, disputando seis rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e atuando em quatro dos cinco jogos da equipe na Copa América, recentemente disputada no Brasil.