Quando foi dada a largada na temporada de 2021, dois jovens eram vistos por torcida e imprensa como símbolos do rejuvenescimento que seria imposto ao vestiário gremista: o meia Pedro Lucas e o lateral-esquerdo Guilherme Guedes. Porém, por motivos diferentes, eles não receberam as oportunidades imaginadas.
O meia, inclusive, chegou a entrar em algumas partidas, e até mesmo marcou um gol contra o São José, pelo Gauchão. Mas, recentemente, após a troca no comando técnico, foi devolvido ao time de transição.
— O Pedro baixou para a transição. Ele estava em processo de recuperação muscular, um recondicionamento para conseguir uma condição física melhor para a carreira dele. O biotipo dele precisa ser aperfeiçoado. Ele está nesse processo ainda — disse o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, em live transmitida pelo canal oficial do clube.
Já o lateral está fazendo o caminho inverso. Depois de ficar um longo período afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda, o jogador de 22 anos reapareceu na disputa da Recopa Gaúcha, contra o Santa Cruz. Também disputou algumas partidas com o time de transição pelo Brasileirão de Aspirantes e agora espera por uma oportunidade com Felipão.
— O Guilherme Guedes está pronto para jogar. Eu também me questiono e busco informações. Me dizem que quando ele estiver 100% pronto, vai jogar. Ele tem viajado, tem sido reserva. Um jogador para atuar precisa estar absolutamente pronto. Existe muito critério para isso. E eu acredito nesses diagnósticos de um jogador ter que entrar em um jogo sem riscos de nada — resumiu o mandatário tricolor.