Já são três jogos de Luiz Felipe Scolari no seu retorno ao Grêmio e o treinador desenvolve aos poucos o seu trabalho. Nos dois primeiros compromissos, Rafinha foi o titular na lateral direita, enquanto Vanderson recebeu chances nas duas últimas partidas. Após a primeira vitória no Brasileirão, no sábado (17), o comandante não decretou quem é o dono da posição:
— Eu não tenho titular, tenho jogos que programo algumas situações e vou vendo o que pode acontecer para ver se posso fazer ou não. Já tenho troca programada para o jogo contra o Vitória (pela Copa do Brasil), eu tenho que estar a par da situação dos atletas. O Vanderson, ele não é titular, nem o Rafinha. Posso botar três zagueiros, que eu treino na parte tática, vou tentando colocar na cabeça dos jogadores e vai indo devagar — disse Felipão.
No entendimento da nova comissão técnica, os dois serão úteis até o final da temporada. Pelo calendário ajustado, deve ocorrer um revezamento entre os dois.
Há o entendimento de que a experiência de Rafinha será importante em jogos eliminatórios ou que necessitem de cadência maior por parte do Tricolor. Além da qualidade na retenção da bola, o atleta também tem passe e cruzamentos qualificados.
Por outro lado, Vanderson é elogiado pela vitalidade e ímpeto ofensivo. Na visão gremista, pelo modelo de jogo atual, que visa evitar sofrer gols e partir em transição de forma rápida, ele é capaz de começar mais jogos do que o concorrente no momento. A dobradinha dos dois juntos não é descartada, mas pouco provável de aparecer novamente, já que foram escalados desta forma diante do Palmeiras, em São Paulo, na derrota por 2 a 0.
É possível que nos próximos meses a comissão técnica receba mais uma alternativa para o setor. Pelo longo tempo de recuperação, o Grêmio publicamente evita anunciar ou projetar a data de retorno, mas Leonardo Gomes pode reaparecer como uma terceira via. Em um primeiro momento, a ideia é recuperá-lo e, depois, dar ritmo ao titular da posição entre 2018 e 2019. Logo, não é considerado em alto nível para o período derradeiro da temporada.