Novidade da comissão técnica entre os relacionados para enfrentar o Fluminense, no Rio de Janeiro, Cesar Pinares ressurgiu no Grêmio como alternativa para o meio-campo. O chileno, que foi pouco utilizado na temporada até o momento, está se credenciando para ser opção para Luiz Felipe Scolari no restante de 2021.
O camisa 21 tem apenas sete partidas pelo Tricolor na atual temporada. Os motivos para tantas ausências são duas: presenças frequentes no departamento médico e convocações pela seleção do Chile. Entre março e o final de maio, o meia teve lesão muscular e fascite plantar, fatos que prejudicaram o seu aproveitamento com Renato Portaluppi e Tiago Nunes. Depois, já em junho, passou a integrar o time de seu país na disputa da Copa América.
O jogador só foi reintegrado ao elenco gremista após o confronto diante da LDU, em Quito, na semana passada. Após a disputa do torneio de seleções, o atleta apresentou sintomas gripais. Desta forma, foi afastado até se recuperar e testar negativo para covid-19. Por isso, foi pouco analisado por Felipão, que deseja escalá-lo com mais frequência.
— Não tenho titulares absolutos. Quem fez o gol hoje não era titular em nenhuma partida do Grêmio. Ele jogou, entrou e deu a sua colaboração. Então, vou colocando à medida que eu achar interessante A ou B, que eu estude os adversários. Às vezes dá certo, e às vezes não dá — disse Felipão, após a vitória contra o Fluminense.
Na visão da nova comissão técnica, ele pode jogar de articulador, disputando posição com Jean Pyerre, ou aberto na extrema direita. No jogo da volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (20), ele ainda deverá ser reserva.
Contratado em novembro de 2020, o chileno tem 23 partidas pelo Tricolor e dois gols marcados. O contrato entre as partes vai até o final de 2022.