O técnico Luiz Felipe Scolari fará, nesta terça-feira (20), sua primeira partida de mata-mata na Arena desde que retornou ao Grêmio. Pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Tricolor tem a vantagem de ter vencido a LDU por 1 a 0 no jogo de ida, em Quito, no Equador, e precisa de um empate para avançar.
GZH relembra como foram os últimos 10 jogos do clube em casa em jogos de mata-mata, confira:
Grêmio 1x1 Inter (Gauchão)
A mais recente partida gremista em casa por um torneio de mata-mata ocorreu em maio, na final do Gauchão. Depois de ter vencido no Beira-Rio por 2 a 1 no confronto de ida, o Tricolor precisava apenas de um empate na Arena para comemorar o tetracampeonato estadual, e foi exatamente o que ocorreu: 1 a 1, com gols de Ferreira, para o Grêmio, e Rodrigo Dourado, para o Inter.
Além da festa pela taça, o jogo ficou marcado pelas expulsões de Rafinha e Yuri Alberto ainda no primeiro tempo e pelas oportunidades desperdiçadas pelo time de Tiago Nunes já na etapa final.
Grêmio 2x0 Caxias (Gauchão)
O Grêmio tinha a vantagem na semifinal do Campeonato Gaúcho, ganhou por 2 a 1 no Centenário, mas isso não impediu o time de buscar a vitória desde o início contra o Caxias. E o resultado veio graças aos gols de Matheus Henrique e Ferreira.
Grêmio 1x2 Independiente del Valle (Libertadores)
A eliminação para o Independiente del Valle na fase preliminar da Libertadores culminou na saída do técnico Renato Portaluppi após quatro anos e meio no clube. O time gaúcho precisava da vitória em casa, já que tinha perdido o confronto de ida, e até saiu na frente com um bonito gol de Jean Pyerre. Teve outras chances para ampliar, mas não aproveitou.
Os equatorianos melhoraram na reta final do segundo tempo e passaram a controlar as ações. Foi o suficiente para que chegassem aos dois gols e saíssem de Porto Alegre com nova vitória e a classificação para a fase de grupos do torneio.
Grêmio 6x1 Ayacucho (Libertadores)
A estreia gremista na Libertadores deste ano foi empolgante. Vindo do vice-campeonato na Copa do Brasil, o time precisava mostrar algum sinal de reação para torcida. Contra o desconhecido Ayacucho, do Peru, o Tricolor se impôs e atropelou o adversário por 6 a 1. Destaque para o centroavante Diego Souza, autor de três gols.
Grêmio 0x1 Palmeiras (Copa do Brasil)
O clima no final da temporada passada não era bom para o Grêmio. Eliminado com goleada para o Santos na Libertadores e fora do G-6 do Brasileirão, o time de Renato Portaluppi tinha a decisão da Copa do Brasil como grande esperança para salvar o ano.
Mas o baque veio logo no jogo de ida contra o Palmeiras, na Arena. Com gol do zagueiro Gustavo Gómez, os paulistas deixaram a Capital com a vitória e a vantagem para conquistarem o título nacional em casa.
Grêmio 1x0 São Paulo (Copa do Brasil)
O Tricolor paulista estava em um grande momento e liderava o Brasileirão quando as duas equipes se cruzaram na semifinal da Copa do Brasil. E foi quem teve o domínio das ações jogando em Porto Alegre. Mesmo assim, o único gol da noite veio de um gremista: Diego Souza, já no segundo tempo, aproveitou grande jogada de Ferreira e colocou o time gaúcho em vantagem no confronto. A classificação foi confirmada com o empate em 0 a 0 no Morumbi.
Grêmio 1x1 Santos (Libertadores)
Sem Jean Pyerre, que vivia boa fase e ganhava destaque na imprensa do centro do país, o Grêmio abriu o confronto com o Santos pelas quartas de final da Libertadores na Arena. O time do litoral paulista saiu na frente e segurou o resultado até os minutos finais, quando a arbitragem marcou pênalti para o Tricolor após toque de mão dentro da área. Diego Souza converteu e deixou tudo igual.
Grêmio 2x0 Guaraní-PAR (Libertadores)
O Grêmio não teve problemas para passar pelos paraguaios do Guaraní nas oitavas de final da Libertadores. Ganhou os dois jogos pelo placar de 2 a 0. Na Arena, os gols foram do atacante Ferreira e do zagueiro Rodrigues, o último já nos acréscimos da etapa final.
Grêmio 2x0 Cuiabá (Copa do Brasil)
Outro confronto que não deu problemas aos gaúchos foi diante do Cuiabá, nas quartas de final da Copa do Brasil. Com a vitória fora de casa, um empate servia para seguir no torneio, mas os dois gols de Diego Souza confirmaram o time na próxima fase sem sustos.
Grêmio 1x0 Juventude (Copa do Brasil)
Parecia que o Grêmio começaria a Copa do Brasil de 2020 com tudo quando Isaque marcou contra o Juventude com apenas nove minutos de jogo. O gol, no entanto, foi o único da partida e o Tricolor levou para Caxias do Sul um resultado magro após mais uma atuação criticada pela torcida.