Campeonato Brasileiro. Em uma partida de poucas emoções no Maracanã, o Tricolor contou com um pênalti marcado com interferência correta do VAR nos minutos finais para bater o Fluminense por 1 a 0, na noite de sábado (17). Coube ao meia César Pinares realizar a cobrança. O chileno, que havia entrado cinco minutos antes no lugar de Jean Pyerre, bateu com perfeição e não deu chances para o goleiro Muriel.
A vitória no Maracanã serviu para tirar o Grêmio da lanterna do Brasileirão. Ainda na zona de rebaixamento, o Tricolor é o 19º colocado. O caminho para chegar a uma situação razoável na competição ainda é longo e foi reconhecido no vestiário gremista. Os três jogos sem sofrer gol desde a chegada de Luiz Felipe Scolari, no entanto, servem como alento e dão confiança para uma reação.
—A gente sabe que está deixando a desejar. Essa posição não corresponde ao grupo que temos. Já são três jogos sem sofrer gols. Vamos trabalhar para manter essa consistência. Vamos trabalhar para sair dessa situação. É incômodo para todos nós — reconheceu o zagueiro Geromel.
Felipão adotou discurso parecido com o do seu capitão e abriu sua entrevista enaltecendo o primeiro passo dado com a saída da lanterna. O treinador, porém, alertou que o caminho ainda é longo. Ele colocou o final do primeiro turno como uma meta para o Grêmio estar em uma situação, pelo menos, tranquila na tabela.
— Já não somos o 20º. Somos o 19º — ressaltou.
—Nossa equipe tem sido solidária, onde todos dão o seu máximo para conseguirmos o resultado que precisamos. Estamos reconstruindo alguma coisa e apenas o tempo vai nos dar condições para termos solidez e tranquilidade para no futuro não sofrermos tanto. Fico feliz pelo resultado porque precisávamos dar um primeiro passo com a vitória — avaliou.
Diante da situação difícil no Brasileirão, o estilo de jogo apresentado no Maracanã de preocupação maior com a defesa e de optar por correr poucos riscos deverá ser mantido nas próximas rodadas. Luiz Felipe Scolari admitiu que sua preocupação nesse começo de trabalho no Gr}emio é em dar uma solidez defensiva ao time. Por isso, jogadores como Alisson e Léo Pereira foram elogiados pela dedicação tática.
_ Para fazer essa reconstrução temos que começar de trás para frente. É isso que tenho feito. O Grêmio tem um novo estilo de jogadores. O Grêmio jogava de uma forma em 2016, 2017, 2018 e 2019 porque tinha jogadores para isso. Eu acredito que hoje tenho outro tipo de jogadores e preciso fazer isso. A necessidade também é essa. Por isso começamos a construir lá de trás _ declarou.
—É uma ideia que os jogadores compraram e estamos com todos os departamentos trabalhando para, quem sabe, ao final do primeiro turno podermos respirar um pouco melhorar. Nos outros campeonatos nos estávamos bem e podemos jogar em condições melhores, mas neste está difícil — projetou.
Nessa ideia tática de Felipão, os dois atacantes de lado de campo precisam ajudar constantemente na marcação. Aos laterais, eele pede que subam de forma alternada. Cortez vem atacando menos, mas o treinador admitiu que já tem passado orientações para Vanderson fechar os espaços atrás quando o o companheiro for ao ataque.
— Penso que a liberação de um lateral é normal e pode acontecer quando o outro dá essa cobertura. Alguns jogadores estão aprendendo. O Vanderson não era um jogador exigido nessa cobertura e agora está fazendo. Se o moderno é jogar com os dois laterais sendo pontas, eu não vou ser moderno — sentenciou Felipão, que fez elogios a Alisson, que sofreu o pênalti que deu a vitória ao Grêmio.
—O Alisson é um jogador altamente tático. Quando assistia os jogos do Grêmio via o Alisson fazer aquilo que era solicitado pelo Renato nos dois lados. É importante termos jogadores assim. O Léo (Pereira) também cumpriu muito bem, temos o Luiz Fernando, confio plenamente nele. A minha função é dar a eles esperança e otimismo. O Alisson é um jogador altamente tático. É um jogador que qualquer técnico do mundo quer — apontou.
O Grêmio volta a campo amanhã para enfrentar a LDU no jogo de volta da Copa Sul-Americana, na Arena, com a vantagem do empate para avançar às quartas de final em razão da vitória no Equador. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será no sábado diante do América-MG, também em Porto Alegre. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Walter Kannemann será desfalque.