Começam nesta terça-feira (27) as oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de eliminar o Brasiliense na fase anterior, o Grêmio irá duelar com o Vitória, que eliminou o Inter. A primeira partida será no Estádio Barradão, em Salvador, e o jogo de volta, na Arena.
Quando o time rubro-negro esteve em Porto Alegre pela última vez, eliminou o Inter dentro do Beira-Rio, depois de perder na Bahia por 1 a 0. Aquela partida marcava o retorno de Ramon Menezes ao Vitória. Como jogador, ele havia defendido a equipe entre as temporadas.
A equipe vem se aproveitando de uma mescla entre jogadores mais experientes, como o zagueiro Wallace Reis, com passagem pelo Grêmio, e do centroavante Dinei, que fez boa partida contra o Colorado em Porto Alegre, com atletas mais jovens, casos do goleiro Lucas Araújo, de 22 anos, e do meio-campista Soares, de 23.
O Vitória ocupa uma posição desconfortável na tabela da Série B. Com 12 pontos em 12 jogos, a missão dos baianos no campeonato é distanciar-se da zona do rebaixamento.
Dentro de campo a equipe tem atuado de duas formas, conforme o adversário e o local da partida. Marcello Góis, repórter da Band News Salvador, explica a estratégia do Vitória:
— O Ramon acabou tendo de recuperar uma equipe que havia perdido para o Inter em Salvador e conseguiu um resultado histórico. Geralmente, ele tem colocado, em casa, um time mais ofensivo, povoando mais o meio-campo, com um 4-4-2, variando para um 4-3-3, dependendo do adversário e da situação da partida. Nos jogos longe da Bahia, como foi aí em Porto Alegre, ele tem utilizado três zagueiros, o que por vezes dá certo. A tônica do trabalho dele é essa: pouco tempo e bons resultados.
Não há a definição do adversário de quem passar de fase no mata-mata – haverá novo sorteio antes das quartas de final.