A posição de centroavante titular do Grêmio está longe de estar em aberto. Diego Souza é o titular absoluto da posição desde que chegou ao clube em 2020. Entretanto, vindo de uma intensa sequência de jogos, o camisa 29 parece estar passando por um momento de instabilidade técnica. Apesar do gol marcado na eliminação para a LDU-EQU, o jogador de 36 anos tem participado pouco das ações ofensivas do Tricolor.
Já são 11 partidas consecutivas em que Diego Souza atua como titular. Antes do duelo contra os equatorianos, o centroavante estava convivendo com uma seca de oito jogo sem balançar as redes. Inclusive, havia a expectativa de que o jogador não iniciasse a partida pela Copa Sul-Americana pelo desgaste da sequência de jogos — o que não ocorreu.
Na temporada, Diego Souza marcou 15 gols e é o artilheiro do clube. Além disso, deu cinco assistências para gols de seus companheiros. O principal candidato para ocupar sua vaga, no momento é Ricardinho. Com o mesmo número de jogos disputados que o titular (27), o centroavante de 20 anos tem oito gols marcados e uma assistência.
Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH, analisa a disputa pela titularidade do comando de ataque tricolor.
— Neste momento, Diego Souza talvez precise passar por um processo de reciclagem física. Vem numa sequência forte e, com Felipão, recuado mais na fase defensiva do jogo. Ricardinho, embora ainda esteja em fase de lapidação, pode dar mais dinâmica. Mas tenho na minha cabeça que o centroavante com o perfil que Felipão busca, dos que estão no grupo, é Diego Churín — comentou.
Churín está na fase final de sua recuperação. O atleta deve ficar à disposição de Felipão no início de agosto e entrar na disputa com Diego Souza e Ricardinho. O comandante tricolor já destacou as qualidades do jogador e o interesse de utilizá-lo durante a temporada.
Números de Diego Souza em 2021
- 27 jogos (1976 minutos)
- 15 gols
- 5 assistências
Números de Ricardinho em 2021
- 27 jogos (1101 minutos)
- 8 gols
- 1 assistência