O Grêmio está no mercado em busca de um meio-campista. Mas não um meia qualquer, a preferência do clube é por um segundo ou terceiro homem de meio, o típico camisa 8, que ajude na defesa e tenha boa chegada ao ataque. O nome preferencial era o de Paulinho, ex-Corinthians, Barcelona e Seleção Brasileira. O jogador, no entanto, rejeitou a proposta gremista e foi anunciado nesta quinta-feira (22) pelo Al Ahli, da Arábia Saudita.
Assim, a equipe segue atenta ao mercado para trazer um atleta com esse perfil para o técnico Felipão. GZH listou oito nomes com características distintas, mas que poderiam cumprir esse papel de um volante que também chega ao ataque. Confira:
Ramires (sem clube)
Velho conhecido de Felipão, o veterano Ramires tem características parecidas com as de Paulinho. Aos 34 anos, está sem clube desde que rescindiu o contrato com o Palmeiras, no fim do ano passado. O jogador, inclusive, foi um pedido de Luiz Felipe Scolari para o time paulista assim que deixou o futebol chinês.
Foi, inclusive, convocado para a Copa de 2014 pelo treinador, que o utilizou em todos os jogos, seja começando ou saindo do banco. Como está vínculo com outro clube, poderia chegar "de graça", somente pelo salário.
Javier Pastore (Roma-ITA)
Um nome de mais peso para essa função de terceiro homem de meio que o Grêmio poderia buscar é o do argentino Javier Pastore, 32 anos. O atleta, que tem passagens por Palermo-ITA e Paris Saint Germain na Europa, está fora dos planos do técnico José Mourinho na Roma e busca um novo clube.
O jogador pode atuar mais avançado ou como um segundo volante de chegada à frente, como fez em alguns jogos na equipe italiana. Ele recebeu diversas sondagens de equipes sul-americanas, que alegam que a intenção inicial do jogador é de permanecer na Europa. Mas, quem sabe, uma boa proposta do futebol brasileiro possa atraí-lo para voltar ao continente depois de mais de 10 anos fora.
Bruno Henrique (Al Ittihad)
Peça importante no Palmeiras de Felipão em 2018 e 2019, Bruno Henrique se encaixa nesse perfil de volante com boa chegada à frente. Aos 31 anos, está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e tem contrato até a metade de 2022. Poderia ver com bons olhos, no entanto, um retorno ao Brasil para trabalhar novamente com um treinador que tem boa relação. Na última temporada, disputou 17 jogos pelo clube árabe e marcou um gol. Com a camisa palmeirense, porém, balançou as redes 26 vezes e deu nove assistências.
Lorenzo Faravelli (Independiente Del Valle)
Destaque do Independiente del Valle que eliminou o Grêmio na fase preliminar da Libertadores, o argentino Lorenzo Faravelli chama atenção pela boa capacidade ofensiva, seja na criação ou na definição, para um meia que vem de trás. Camisa 8 da equipe equatoriana, ele está no clube desde o início de 2020, quando foi contratado junto ao Huracán. Tem contrato por lá até 2022, mas aos 28 anos uma vinda para o futebol brasileiro poderia seduzi-lo. Na temporada, marcou nove gols e deu duas assistências em 28 jogos.
Daniel Bessa (Hellas Verona-ITA)
Pouco conhecido no Brasil, mas com currículo extenso no futebol italiano, Daniel Bessa é um desses jogadores que pode cumprir bem a função de terceiro homem de meio-campo. Contratado muito jovem pela Inter de Milão, fez carreira na Itália. Mas chegou a vir, por empréstimo, para o Goiás no ano passado. Com a pandemia, acabou voltando à Europa.
Pelo clube goiano, fez cinco gols em 23 jogos. Aos 28 anos, é reserva no Hellas Verona, que terminou o último Campeonato Italiano na décima posição. No Brasil, porém, poderia ter destaque.
Hernani (Parma-ITA)
Volta e meia o nome de Hernani aparece nas especulações de retorno ao futebol brasileiro. Não à toa, o volante revelado pelo Athletico-PR está há cinco anos na Europa. Por lá, já jogou também no Zenit, da Rússia, e no Saint-Étienne, da França, antes de chegar à Itália. No Parma, foi comparado por seu treinador ao argentino Juan Sebástian Verón. Mas, apesar de ser titular da equipe, não conseguiu evitar o rebaixamento na última temporada.
Aos 27 anos, Hernani se destaca pela versatilidade, podendo ser tanto um plano B para Paulinho no Grêmio. Para isso, no entanto, seria necessário negociar com os italianos, com quem tem contrato até junho de 2023.
Gabriel Neves (Nacional-URU)
O uruguaio Gabriel Neves, 23 anos, esteve na mira do Inter e do São Paulo no início da temporada, mas o Nacional-URU não facilitou a sua liberação. A equipe, no entanto, não faz uma grande temporada e precisa se reorganizar financeiramente. Como o jogador tem contrato até o fim do ano que vem, é possível que os uruguaios aceitem negociá-lo por um valor abaixo do que espera para um jovem com passagem pela seleção.
Tem apenas quatro gols como profissional, mas destaca-se pelas roubadas de bola e bom passes longos, o que agrada ao técnico Felipão. Além disso, na última temporada, deu nove assistência para os companheiros marcarem gols.
Andrey (Vasco)
Apesar da má fase do Vasco, um dos destaques da equipe é o garoto Andrey, 23 anos. Foi alvo de diversas sondagens, tanto de clubes brasileiros como do Exterior nos últimos meses. Com contrato até o fim de 2021 com a equipe carioca, tem permanência incerta em São Januário.
Pela crise financeira vivida pelo clube e para evitar perder o jogador de graça no fim da temporada, poderia ser um nome interessante para ser buscado, ainda com potencial de evolução e revenda. Soma 10 gols e sete assistências como atleta profissional.