Matheus Henrique está de saída do Grêmio. Em reunião realizada nesta sexta-feira (30), o Tricolor chegou a um acordo com o Sassuolo, da Itália, para a venda do volante de 23 anos. Os valores da negociação ainda são mantidos em sigilo, mas, de acordo com a imprensa italiana, ficam na casa dos 12 milhões (R$ 74 milhões) de euros fixos, mais 3 milhões (R$ 18,5 milhões) de euros por metas alcançadas. Contratado em 2017, o jogador disputou 139 partidas e marcou 11 gols pelo clube gaúcho. Abaixo, GZH relembra os principais momentos do meio-campista com a camisa trioclor:
Estreia pelo time principal
Matheus Henrique chegou ao Grêmio após se destacar pelo São Caetano em uma Copa São Paulo de Futebol. No início, passou a integrar o chamado time de transição, formado por jogadores até 23 anos. Foi no Tricolor que ele deixou de atuar como meia mais avançado para exercer a função de volante. A estreia entre os profissionais ocorreu na última rodada do Brasileirão de 2017, na derrota por 4 a 3 para o Atlético-MG. Com os titulares se preparando para o Mundial, a equipe foi formada apenas por garotos.
Subida ao profissional e primeiro título
A boa impressão deixada na primeira temporada em Porto Alegre fez com que Matheus Henrique fizesse parte do grupo que atuou nos primeiros jogos do Gauchão de 2018. Logo na estreia contra o São Luiz, em Ijuí, marcou o gol de empate do 1 a 1. Com o futebol apresentado no Estadual, foi alçado ao elenco profissional em março. O campeonato, decidido contra o Brasil-Pel, foi o primeiro título conquistado pelo volante no Tricolor. Ele repetiu o feito em 2019, 2020 e 2021.
Compra definitiva e inscrição na Libertadores
Em setembro de 2018, o Grêmio acertou a compra definitiva de Matheus Henrique junto ao São Caetano. O volante seguia em ascensão e recebia as primeiras oportunidades do técnico Renato Portaluppi. Na ocasião, o Tricolor adquiriu mais 60% dos direitos econômicos do jogador, totalizando 70%. Nem mesmo um estiramento no joelho esquerdo atrapalhou o desenvolvimento do atleta, tanto é que ele foi inscrito, ao lado de Jean Pyerre, na na lista (a partir das quartas de final) da Libertadores daquele ano.
Titularidade
O ano de 2019 foi especial para Matheus Henrique. Foi nele que o volante chegou à condição de titular no Grêmio. Tudo começou com as boas atuações no Gauchão, culminando com a oportunidade de atuar em partidas da Libertadores. Com a ausência de Michel, e com Rômulo não dando boa resposta, foi o garoto quem ajudou o Tricolor a se recuperar e avançar na competição continental. Na temporada, entrou em campo em 46 oportunidades e marcou um gol.
Trajetória na seleção brasileira
O destaque no Grêmio fez com que Matheus Henrique entrasse no radar da seleção brasileira sub-23. A primeira convocação veio em maio de 2019, para a disputa do Torneio de Toulon, competição vencida pelos brasileiras. Em setembro, uma surpresa. O volante foi chamado por Tite para dois amistosos, contra Senegal e Nigéria, pela seleção principal.
A trajetória, que contou ainda com o Pré-Olímpico em 2020, alcançou o ápice com a confirmação de que estava na lista dos atletas chamados para as Olimpíadas, onde tenta, sob o comando de André Jardine, conquistar a medalha de ouro. A participação no torneio, inclusive, deve fazer com que Matheus Henrique não tenha uma despedida do Tricolor. Ele deve se apresentar ao Sassuolo tão logo os Jogos de Tóquio se encerrem.