A vitória de 1 a 0 sobre a LDU, no Estádio Casa Blanca, na noite desta terça-feira (13), garantiu a vantagem no confronto de oitavas de final da Copa Sul-Americana. Ela também pode marcar a volta da confiança para o Grêmio buscar a recuperação no Campeonato Brasileiro. Em Quito, o Tricolor contou com uma boa atuação defensiva para segurar o adversário. Além disso, o time superou uma série de desfalques. Um deles foi o do atacante Ferreira, que deu lugar a Léo Pereira, o autor do gol da vitória em Quito. O fato de Douglas Costa ter iniciado no banco por desgaste abriu vaga para Jean Pyerre, que teve um desempenho para animar a torcida.
Felipão, que logo após o Gre-Nal havia prometido tratar Jean Pyerre com carinho, reforçou o trabalho feito nas conversas com o meia.
— As minhas atitudes são as de um técnico de futebol. Não temos dias para trabalhar. Temos um dia para oportunizar uma parte tática, outro para conversar e precisamos trabalhar bastante no psicológico. Esse foi o meu trabalho. O Jean tem potencial e algumas coisas precisam ser trabalhadas fora do potencial para ele ser o jogador que queremos — declarou Felipão.
O treinador aproveitou para dizer que o Grêmio precisa tirar os pontos positivos do jogo em Quito para repetir no sábado diante do Fluminense, no Maracanã. Felipão ainda reforçou a prioridade do clube de sair da situação ruim no Brasileirão.
— Temos uma vantagem no segundo jogo, mas isso vai nos ajudar também para sábado. Temos que fazer a diferença no jogo de sábado para conseguir sair da dificuldade que estamos. Foi importante vencer, mas mais ainda é ter um grupo com mentalidade para superar as dificuldades que estamos passando. Foi um bom resultado, mas ainda temos muito o que buscar — continuou.
Contando Douglas Costa, que entrou no segundo tempo, o Grêmio terminou o jogo no Equador com nove jogadores formados da base do clube. O zagueiro Kannemann e o lateral esquerdo Cortez foram os únicos não formados no CT de Eldorado em campo na reta final da partida. Felipão destacou o papel dos mais experientes para passar confiança para os jovens.
— A tranquilidade dos jovens pode ser oportunizada pelos mais experientes e foi isso que aconteceu. Temos um grupo que mistura jovens e experientes e isso ajudou nas duas partidas nossas desde que assumi. Acredito que nesse ambiente de trabalho poderemos conseguir resultados muito bons.
Responsável por quebrar o jejum de gols do Grêmio, que não havia balançado as redes em suas últimas cinco partidas, Léo Pereira destacou que a jogada gol foi trabalhada por Felipão nos treinamentos.
— O nosso time vem trabalhando forte. O Felipão vem conversando conosco, nós treinamos esses movimentos. Felizmente, o Jean Pyerre achou aquele cruzamento e pude fazer o gol. É importante fazer um gol assim. Muitos jogadores da minha idade buscam ter essa oportunidade que estou tendo — declarou o jogador.
Depois de vencer na Sul-Americana, o Grêmio tentará a primeira vitória no Brasileirão diante do Fluminense, no sábado. Por um acordo feito na sua volta ao Tricolor, Douglas Costa será liberado da partida para o seu casamento. Geromel, Rafinha e Victor Bobsin, preservados da viagem a Quito, voltam a ficar à disposição de Felipão.