Além de afundar o time na lanterna do Brasileirão, a derrota do Grêmio para o Juventude na quarta-feira (30) tirou da equipe as chances de sair da zona de rebaixamento no próximo final de semana. Agora, o Tricolor precisará de pelo menos duas rodadas para deixar o Z-4, já que a diferença para o América-MG, 16º colocado, é de quatro pontos.
Para diminuir a distância, ou ao menos impedir que ela aumente, o Grêmio precisa vencer o Atlético-GO, domingo, na Arena. Os dois primeiros times fora da área descenso, América e Sport, recebem Santos e Palmeiras, respectivamente. No melhor dos cenários, com uma vitória gremista e derrotas dos adversários diretos, a diferença pode cair para um ponto.
Entre o Grêmio e os dois, no entanto, há mais três clubes: São Paulo, com cinco pontos, e Cuiabá e Chapecoense, com quatro. Todos jogam em casa. Enquanto os são-paulinos recebem o líder Bragantino, o Cuiabá encara o Atlético-MG e a Chape enfrenta o Bahia. Os três podem ser ultrapassados pelos gaúchos já na próxima rodada.
Os cenários para o Grêmio na nona rodada:
- Vitória sobre o Atlético-GO: vai a cinco pontos, podendo ultrapassar São Paulo, Cuiabá e Chapecoense, desde que todos percam. Chance de diminuir a distância para América-MG e Sport para um ponto, contando com tropeços dos dois.
- Empate com o Atlético-MG: permanece na lanterna. Distância para adversários mais próximos pode aumentar em dois ou diminuir em um ponto, dependendo dos resultados paralelos.
- Derrota para o Atlético: permanece na lanterna. Distância para adversários mais próximos pode aumentar em um ou três pontos ou permanecer igual, dependendo dos resultados paralelos.
No melhor dos cenários, o time de Tiago Nunes tem chances de sair na zona de rebaixamento na 10º rodada, quando visita o Palmeiras, na quarta-feira. O cálculo dependerá dos resultados do final de semana, é claro.
No mesmo dia, América-MG e Sport jogam fora de casa, contra Fortaleza e Atlético-GO. Se o Grêmio bater o Palmeiras, empates de mineiros e pernambucanos servem para o time deixar o Z-4. O time poderia ir a oito pontos, pontuação possivelmente igual ou maior, desde que os outros dois não ganhem nenhum jogo até lá.
Das equipes que atualmente estão na zona de rebaixamento, a Chape é a única que jogará como mandante na 10º rodada. Receberá o Corinthians, na quinta-feira. O Cuiabá vai ao Nabi Abi Chedid pegar o Bragantino, e o São Paulo vem a Porto Alegre para enfrentar o Inter.