O Grêmio ficou no empate em 0 a 0 contra o Brasiliense pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Mesmo com a igualdade no placar, o Tricolor garantiu a vaga para as oitavas de final da competição, visto que havia vencido a partida de ida, na Arena, na última semana, por 2 a 0. Agora, aguarda sorteio da CBF para saber o seu adversário na próxima fase.
O confronto no Distrito Federal marcou o retorno do técnico Tiago Nunes à casamata gremista. Ele estava afastado depois de contrair covid-19 no final do mês de maio. O treinador salientou a vontade dos atletas e fez críticas ao gramado da Boca do Jacaré, local da partida.
— A principal dificuldade passou pelas condições do gramado. Tivemos que nos adaptar a um campo com péssimas condições e isso mudou a característica do jogo, que acabou com a qualidade comprometida. Até comentei com o Pedro Sotero (analista de desempenho) que o que enfrentamos aqui nada teve a ver com a nossa semana de treinamentos em Porto Alegre. Estou satisfeito com o espírito de luta dos atletas — disse Tiago após a partida.
Apesar disso, o comandante gremista reconheceu que a equipe fez um primeiro tempo abaixo do planejado, com dificuldades para chegar ao ataque e ameaçar o goleiro Edson Sucuri.
— Na etapa inicial, tentamos jogar com a bola no pé, mas eles souberam nos marcar e diminuir os nossos espaços. Acabamos ficando lentos na circulação de bola. Optamos por jogar com uma bola no pivô, mas isso trazia o contra-ataque deles. No segundo tempo, melhoramos com o Diego (Souza), que tem uma capacidade maior de pivô, retendo a bola e a gente chegando com mais gente no campo de ataque. O Ferreira e o Luiz (Fernando) também criaram chance de perigo.
Depois de garantir a classificação para as oitavas, o Grêmio, agora, volta suas atenções para a partida do próximo domingo, pelo Brasileirão, contra o Athletico-PR, na Arena pela competição de pontos corridos. O jogo pode marcar a reestreia de Douglas Costa com a camisa gremista, ainda que Tiago Nunes não confirme que o jogador estará à disposição.
— Estamos trabalhando diariamente com ele, a cada dia temos uma avaliação nova e vamos sentar nesta sexta para ver como está a condição dele para estar à disposição ou não nas próximas partidas — finalizou.
O novo camisa 10 foi anunciado pelo clube gaúcho no último dia 21 e, desde então, vem fazendo trabalhos físicos para entrar em campo com a melhor condição possível. Ele não atua desde fevereiro, quando entrou na final do Mundial contra o Tigres ainda pelo Bayern de Munique.