O principal nome do Grêmio na goleada diante do Aragua, da Venezuela, pela Copa Sul-Americana, foi Luiz Fernando. O atacante, que disputou o primeiro jogo como titular sob o comando de Tiago Nunes, participou de cinco gols da equipe e aproveitou a oportunidade. Na Cotação GZH, ele recebeu nota 8: "Recebeu a chance e entregou gols, assistência e até sofreu um pênalti".
O jovem, de 24 anos, entrou em campo em 35 oportunidades pelo Tricolor e marcou apenas três gols — dois deles foram nesta quinta-feira (6). A direção gremista renovou o empréstimo do jogador, que é frequente alvo de críticas da torcida, até o final de 2021 junto ao Botafogo. A inefetividade e preferência na disputa com os "pratas da casa" eram os tópicos apontados nas redes sociais —mas tudo ficou de lado nesta quinta.
Segundo o Sofascore, o meia-atacante mereceu a pontuação máxima — não só pelos gols, mas pela participação efetiva. Conforme o mapa de calor do site, o atacante se movimentou pelas duas extremidades do campo, conseguiu dar uma assistência direta e se envolver em outros dois dos oito gols do time.
O aproveitamento de Luiz Fernando em 2021 foi prejudicado por uma entorse sofrida no duelo contra o São Paulo, em 14 de fevereiro, pela antepenúltima rodada do Brasileirão. O retorno aos gramados ocorreu apenas dois meses depois, contra o Del Valle-EQU, na Arena, no embate que decretou a saída gremista da Libertadores.
Desde então, foram mais duas partidas até a atuação de destaque na Arena. Contra o Lanús, na Argentina, e Caxias, na Serra, pelo Gauchão. A chance mais impactante foi contra os venezuelanos — e ele conseguiu aproveitar.
E agora?
A esperada sequência dependerá da avaliação do novo comandante, Tiago Nunes. Léo Pereira é o concorrente direto pela vaga na ponta direita. Outro motivo que pode impedir Luiz Fernando de iniciar contra o Caxias, no próximo domingo, é a questão física — o jogador sentiu dores no músculo adutor da coxa direita, mas acredita que não tenha sido um problema grave. Ele ressaltou o posicionamento diferente que o treinador recém-chegado tem solicitado.
— Ele vem batendo na tecla para a gente se aproximar bem do atacante e do meia. Fazer um tripé pelo lado. Conseguimos colocar isso em jogo, tivemos muitas oportunidades de gols. Vamos continuar trabalhando firme e forte para o decorrer da competição — disse o jogador, em coletiva.