O grupo de transição do Grêmio está realizando uma semana de jogos-treinos em Santa Catarina. O primeiro foi na segunda-feira (17) e o último será no domingo (23). O intuito do clube é preparar o elenco para o Brasileirão de Aspirantes, que tem início marcado para 10 de junho, no Rio de Janeiro.
Na estreia dos jogos-treinos, os guris do Tricolor empataram com o time profissional do Criciúma, em 0 a 0. O confronto ocorreu no Centro de Treinamento do clube catarinense, na segunda-feira (17).
O técnico Thiago Gomes colocou em campo, nesse primeiro teste: Felipe; Thomas Luciano, Alison Calegari (Rafael Costa), Jefferson (Caíque) e Gonçalves (Ericson); Jhonata Varela, Sarará e Bitello (Rafinha); Thayllon (Guilherme Beléa), Vini Paulista (Wesley) e Emerson (Rildo).
O segundo confronto preparatório para o Brasileirão de Aspirantes foi realizado nesta quarta-feira (19). Desta vez, o Grêmio ficou no empate, em 1 a 1, com o elenco sub-23 do Avaí — que também vai disputar a competição nacional de base. O gol do Tricolor foi marcado por Thayllon.
Nesse embate, o técnico Thiago Gomes testou um time com: Felipe, Thomas Luciano (Vitor Barreto), Ericson (Rafael Costa), Alison Calegari e Jefferson; Jhonata Varela (Gazão), Sarará (Caique) e Bitello (Rildo); Wesley (Thayllon), Guilherme Beléa (Vini Paulista) e Emerson (Rafinha).
O próximo jogo-treino dos guris do Grêmio está marcado para a sexta-feira (21), contra o elenco profissional do Figueirense, às 15h30min. Depois, a equipe de transição fecha o preparatório enfrentando o Tubarão profissional, no domingo (23), às 10h.
Brasileirão de Aspirantes
Pelo campeonato nacional, o Tricolor estreia diante do Fluminense, no dia 10 de junho, ainda sem local e horário definidos. O Grêmio está no Grupo A, junto com Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Juventude, Ponte Preta e Vitória.
Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B. Ou seja, o Grêmio terá pela frente: Avaí, Bahia, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza, Bragantino e Santos. Classificam-se os quatro melhores de cada grupo, para quadrangulares. Na sequência, começam os mata-matas até a decisão, com os dois melhores de cada quadrangular.
Na última edição do Brasileirão de Aspirantes, o Grêmio chegou até a segunda fase. O Tricolor foi eliminado pelo saldo de gols — tinha um a menos do que o Vila Nova-GO, que conquistou a classificação às semifinais.