O Grêmio enfrenta o Aragua nesta quinta-feira (20), às 21h30min, com time reserva. Os titulares ficaram em Porto Alegre visando ao Gre-Nal, enquanto uma equipe alternativa enfrentará a equipe venezuelana fora de casa. Entre as atrações da partida, chama a atenção o gol gremista. Afinal, Adriel e Gabriel Chapecó nunca atuaram pelo time profissional.
A dupla de garotos foi inscrita na Copa Sul-Americana ao lado de mais um jovem, Brenno. Este, entretanto, assumiu a posição de titular absoluto. Na semana passada, ele foi convocado para a seleção brasileira olímpica. Ou seja, vai desfalcar o time a partir do fim do mês, e Tiago Nunes precisa dar ritmo de jogo aos seus reservas.
A direção gremista chegou a sondar alguns nomes no mercado, pois havia a avaliação interna de que Brenno precisava de um goleiro mais experiente disputando posição com ele para evoluir. Nomes como Everson, do Atlético-MG, e Rochet, do Nacional-URU, foram analisados. No entanto, as boas atuações do garoto no time principal fizeram com que os diretores freassem a busca por um reforço para a posição. Agora, chegou a vez dos outros meninos provarem que podem ser uma sombra à altura.
Adriel
Adriel tem 20 anos e é natural de Ilhéus, na Bahia. O goleiro chegou ao Grêmio em 2018 e rapidamente se destacou pelo seu 1m95cm e agilidade debaixo das traves. Logo em seu primeiro ano vestindo a camisa do Tricolor, fez parte do time vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, perdendo a final para o Inter. O bom desempenho fez com que ele fosse promovido ao grupo de transição.
A envergadura e o bom jogo com os pés fizeram com que o garoto começasse a ser chamado para as seleções de base. Preocupado com o assédio europeu, o Grêmio renovou o contrato do atleta até dezembro de 2024. O futebol português está de olho no jovem desde o início da temporada.
Ainda no ano passado, em entrevista à Confraria do Pedro Ernesto, no Show dos Esportes, o presidente Romildo Bolzan citou nominalmente Adriel como uma das próximas promessas gremistas a serem reveladas.
— É muito ruim rotular um jogador com a perspectiva de ele ser craque, porque você não sabe a reação dos colegas ou dos demais, mas vou dar alguns nomes que são fundamentais na perspectiva de jogadores que vão encarreirar. O goleiro Adriel, o lateral-direito Vanderson, o (Jhonata) Varela e o Lucas (Araújo) são jogadores interessantes. Outro jogador que reputo de extrema qualidade é o Pedro Lucas — avaliou Bolzan.
Gabriel Chapecó
Como o apelido indica, Gabriel Grando é natural de Chapecó, em Santa Catarina. O goleiro de 21 anos foi promovido ao grupo principal nesta temporada. Seu primeiro jogo relacionado entre os profissionais foi na goleada sobre o Pelotas, por 4 a 0.
As primeiras aparições do arqueiro foram na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, quando se destacou por pegar pênaltis. Criado na base do Tricolor, o garoto viu Adriel passar à sua frente quando rompeu os ligamentos do joelho direito no fim de 2019 e ficou afastado dos gramados até a metade de 2020. Elogiado por sua velocidade e liderança, o goleiro treinava com a transição sob o comando de Thiago Gomes há dois anos.
No jogo desta quinta, na Venezuela, a expectativa é de que Adriel seja o titular — e que faça sua estreia logo em uma partida de nível internacional.