Com as falhas de Paulo Victor nas duas partidas da final da Copa do Brasil e Vanderlei sendo relegado ao banco de reservas, o Grêmio deve procurar um novo goleiro titular para a temporada 2021. O nome de Cássio, multicampeão com o Corinthians, chegou a ser especulado, mas o presidente Romildo Bolzan negou nesta terça-feira a intenção de contratar o jogador.
Esse "vácuo" na titularidade da camisa 1 gremista pode abrir oportunidades para os garotos da base Brenno, que já havia subido ao profissional em 2019, quando fez sua estreia, em um clássico Gre-Nal, e Adriel, atualmente quarto na hierarquia de goleiros do Tricolor, mas que já tem passagens pelas seleções brasileiras de base. Ambos foram inscritos pelo clube para a Libertadores.
Caso o Grêmio não consiga contratar alguém para a posição, o uso de um dos dois arqueiros mais jovens pode ser avaliado pela direção e comissão técnica, principalmente pelas declarações recentes do presidente Romildo, que garantiu que a base será mais utilizada ao longo deste ano.
Brenno é natural de Sorocaba, no interior paulista, e chegou ao Tricolor em 2016, emprestado pelo Desportivo Brasil. Pela equipe de São Paulo, disputou duas Copas São Paulo de Futebol Júnior, com 15 e 16 anos. Na segunda, em 2016, enfrentou o Tricolor, que tinha como destaque o meia Jean Pyerre. Apesar da derrota por 2 a 1 na segunda fase da competição, recebeu convite para vir a Porto Alegre para as categorias de base gremista.
Aos 21 anos, o goleiro recebeu a primeira oportunidade profissional aos 19 anos em um jogo válido pelo Gauchão contra o Inter, quando o Grêmio venceu por 1 a 0, com gol do lateral-direito Leonardo Gomes. O goleiro é considerado um jogador extremamente promissor. Até por isso, o Tricolor recusou uma proposta do Boavista-POR por Brenno em outubro de 2020. Internamente, ele é visto como um goleiro rápido, com boa saída do gol. Seu contrato com o clube até dezembro de 2021.
— Brenno é um goleiro rápido e ágil, com movimentos afinados tecnicamente. Tem boa saída de gol e vem mostrando segurança nas transições ofensivas e defensivas com os pés. Está evoluindo bastante através dos treinamentos, onde tem praticado defesas de alto grau de dificuldade — destacou, ainda em 2019, o então preparador de goleiros do Grêmio Rogério Godoy, atualmente no Palmeiras.
A situação de Adriel é ainda mais inusitada. Em janeiro de 2020, ele foi vice-campeão da Copa São Paulo, perdendo para o Inter na final, mas fazendo uma campanha muito consistente embaixo das traves gremistas. As atuações o promoveram para a equipe de transição gremista, categoria que antecede a ascensão para o time de Renato Portaluppi.
Aos 20 anos, o goleiro, que é natural de Ihéus, na Bahia, e tem 1m95cm de altura. Internamente e também pelas avaliações da CBF, onde seguidamente é convocado para as seleções de base, é considerado um goleiro com potencial, rápido, que sabe jogar com os pés e tem boa envergadura.
Ainda no ano passado, em entrevista à Confraria do Pedro, no Show dos Esportes, o presidente Romildo Bolzan citou nominalmente Adriel como uma das próximas promessas gremistas a serem reveladas.
— É muito ruim rotular um jogador com a perspectiva de ele ser craque, porque você não sabe a reação dos colegas ou dos demais, mas vou dar alguns nomes que são fundamentais na perspectiva de jogadores que vão encarreirar. O goleiro Adriel, o lateral-direito Vanderson, o (Jhonata) Varela e o Lucas (Araújo) são jogadores interessantes. Outro jogador que reputo de extrema qualidade é o Pedro Lucas — avaliou Bolzan.
Em janeiro, o Grêmio renovou o contrato com Adriel até o final de 2024. Ele chegou ao Tricolor em 2019.